Prefeito de Volta Redonda se reúne com presidente regional da Firjan

Prefeito de Volta Redonda se reúne com presidente regional da Firjan

Encontro tratou de assuntos ligados ao desenvolvimento da região

 

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Joselito Magalhães, receberam o presidente da regional Sul Fluminense da Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), Edvaldo de Carvalho, na manhã desta terça-feira, dia 25. O encontro aconteceu na secretaria de desenvolvimento econômico e Turismo, na sede da prefeitura, e foi pautado portemas relacionados ao desenvolvimento regional, além de reforçar as parcerias entre a administração municipal e a federação.

 

“Vamos fazer uma agenda para estreitar o relacionamento com a Firjan, que tem se mostrado uma grande parceira do município”, afirmou Samuca.O presidente da regional da Firjan explicou que a proposta de conversar com os prefeitos da região e com as autoridades é construir um Plano Diretor Regional de Desenvolvimento Integrado. Edvaldo de Carvalho também aproveitou o encontro em Volta Redonda para apresentar ao prefeito Samuca e ao secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Joselito Magalhães, a Agenda Regional do Mapa do Desenvolvimento da Firjan, que contempla obras estruturantes em áreas como logística, telecomunicações, energia, entre outras.

 

“Conversamos sobre a possibilidade de operação do trem de passageiros regional, que é uma necessidade antiga e que precisamos desenvolver trabalhos para que ela aconteça”, contou Edvaldo. A mobilidade através de malha ferroviária foi defendida pelo prefeito e pelo secretário municipal, que a considera importante para atender às empresas e indústrias que compõem o desenvolvimento econômico da região.

 

“Ficamos de fazer também um estudo mais detalhado sobre a interdependência dos municípios na questão de mão de obra, o quanto ela migra de Volta Redonda para outros municípios da região e vice-versa, o quanto isso é importante no contexto de desenvolvimento regional”, explica Joselito.

 

A reunião serviu também para tratar de outros assuntos como o Parque Tecnológico do Sul Fluminense, que vai ser instalado em Barra Mansa, e das parcerias que o município de Volta Redonda tem com a Firjan, como o Senai e o Sesi. “A conversa foi muito produtiva. A convite do Edvaldo, ficamos de, em um segundo momento, reunir lideranças empresariais para discutirmos esses assuntos e também fazer uma agenda de visitas às instalações da Firjan aqui na região”, informou Joselito.

 

Por Raphael Martiniano, com fotos de Gabriel Borges / Ascom VR

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444