"VRsualinda" é realizado na Praça da Chaminé Centenária, em Volta Redonda

"VRsualinda" é realizado na Praça da Chaminé Centenária, em Volta Redonda

A terceira edição do projeto "VRsualinda", iniciativa da Secretaria de Cultura de Volta Redonda, aconteceu neste sábado, dia 22. Desta vez o local escolhido foi a Praça da Chaminé Centenária, no Aterrado. O objetivo é realizar intervenções urbanas em espaços públicos da cidade. O projeto contou com a participação de diversos artistas.

Tintas coloridas, pincéis e muita criatividade. Aos poucos os bancos da Praça da Chaminé eram transformados em obras de arte.

Daniel Esteves, mais conhecido como Dejah, utilizou uma técnica chamada estêncil. Ele desenha no papel, depois recorta e utiliza esse recorte como molde para pintar. O resultado são desenhos com efeitos tridimensionais.

"Eu sou designer e desde criança já gostava de pintar. Quando entrei na faculdade um amigo viu meus desenhos e me aconselhou a investir nessa área. Eu escolhi esse banco de propósito, porque depois eu quero fazer uma foto minha pulando esse banco de skate", disse Dejah.

A primeira edição do "VRsualinda" aconteceu na Praça Sávio Gama, no dia 11 de março. E a segunda edição foi realizada na Praça do Rotary, na Vila, no dia 3 de abril. Diversos artistas se inscreveram para participar. A artista Luyanne Freidiman está participando pela segunda vez com o auxílio do namorado. Detalhista e paciente,  ela capricha em cada detalhe de pintura.

"Eu gosto muito de cores bem coloridas e também amo música, por isso me inspirei nessas cores e no teclado de um piano. Espero  que todos gostem", disse a artista.

O projeto "VRsualinda" será realizado em bairros centrais e também periféricos. Os artistas interessados podem se inscrever na página da secretaria de cultura ou no portalvr.
Esta terceira edição do projeto foi realizada numa parceria com o Coletivo Imbica, iniciativa que reuniu jovens de Volta Redonda e muitas músicas no estilo rap, na Praça Centenária Chaminé. O evento começou às 15h e durou até às 22h. A Guarda Municipal deu apoio ao evento.

"A ocupação de espaços públicos é dar voz e vez ao artista, seja em açoes individualizadas ou através de coletivos como Imbica, roda de rima, skatistas e grafiteiros. A ideia é que Volta Redonda se torne referência artística, seja na música, dança, teatro, circo, poetas, pintores, enfim que seja o que o nosso prefeito Samuca Silva preconiza, uma cidade mais democrática, descentralizada e humana. Para isso, iniciamos uma série de diálogos com a classe artística para planejar juntos", disse a secretária de Cultura, Márcia Fernandes.

Por Simone Freitas, fotos de Geraldo Gonçalves, Ascom/VR

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444