PAULO DE FRONTIN SERÁ A SEGUNDA AVENIDA A RECEBER ALTERAÇÕES NO TRÂNSITO EM VOLTA REDONDA

PAULO DE FRONTIN SERÁ A SEGUNDA AVENIDA A RECEBER ALTERAÇÕES NO TRÂNSITO EM VOLTA REDONDA

Representantes do governo e comerciantes se reúnem para avaliar as propostas de modificação no trânsito da avenida

A reunião realizada na CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), nesta quinta, dia 20, contou com a presença do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Joselito Magalhães, do professor e futuro presidente da SUSER (Superintendência de Serviços Rodoviários), Wellington Nascimento Silva e de vários comerciantes.

A modificação no trânsito da Paulo de Frontin faz parte da lei federal
12.587/2012, sobre mobilidade urbana, que diz que a mobilidade da população deve ser pensada no transporte sustentável. A prioridade deve ser para o transporte coletivo público.

"Se hoje o trânsito já está caótico, imagine daqui a alguns anos, como estará? Dois motivos fazem a gente refletir: a poluição sonora e a poluição do ar. Essas modificações decorrem de leis, que foram criadas e discutidas durante muitos anos, até se tornar aplicável", explicou o professor Wellington.

"A CDL defende os interesses do comércio. Que essas mudanças sejam realizadas de forma inteligente, de forma a não interferir e sim melhorar o movimento, que já está prejudicado devido à questão financeira do país. A Prefeitura está se adequando a questão legal, assim como os comerciantes também devem procurar se adaptar", disse o Presidente da CDL, Adriano Santos.

TRANSPORTE COMERCIAL ZERO

Interligar os centros comerciais da cidade por meio do Transporte Comercial Zero, e assim aumentar a movimentação nas lojas.  Após as modificações nas principais avenidas, ônibus elétricos gratuitos irão circular entre os principais pontos de comércio de Volta Redonda. A Avenida Paulo de Frontin é um trajeto fundamental para o sucesso do projeto.

"Sou comerciante há 42 anos e não sou contra a mudança, mas seria interessante se o Transporte Comercial Zero já entrasse também junto com essa modificação no trânsito. Eu vejo com bons olhos, mas deve ser feito com cautela, pra irmos nos adaptando. A conversa com os comerciantes é útil, afinal o comércio é o esteio de uma cidade", disse o empresário e comerciante Carlos Augusto Sarkis.

A Avenida Amaral Peixoto já passou pelas adaptações, ganhou faixa exclusiva para ônibus e os resultados foram muito bons.

"Os ônibus elétricos vão oferecer à população melhorias no serviço público. O nível de conforto dos ônibus será diferenciado, com plataforma mais baixa, além da questão de meio ambiente. Serão ônibus elétricos, com zero poluição e sem ruído. Já estamos em processo de licitação, vamos começar com dois ônibus, inicialmente. E a previsão é de que em 60 dias eles já comecem a circular em fase de teste", disse o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Joselito Magalhães.

O prefeito Samuca Silva, orientou os secretários para que o diálogo prevaleça entre todos os envolvidos.

"Volta Redonda carece de transformação. Não podemos ficar mais anos e anos parados no tempo. Chegou a hora de caminhar para a modernização. Os comerciantes são a força da cidade e é deles que estamos ouvindo as sugestões para que tudo saia da melhor maneira para todos", comentou Samuca.

Por Simone Freitas, com fotos de Gabriel Borges Ascom/VR

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444