Gerentes da Atenção Básica de Volta Redonda são capacitados para incentivar a doação de órgãos

Gerentes da Atenção Básica de Volta Redonda são capacitados para incentivar a doação de órgãos

Palestra foi ministrada pela coordenadora do Banco de Olhos, Michele Antoniol, e pela coordenadora da Enfermagem da OPO-BM, Daniela da Silva

 

Os enfermeiros que gerenciam as Unidades Básicas de Saúde e de Saúde da Família de Volta Redonda participaram na tarde desta terça-feira, dia 21, no Auditório da secretaria municipal de Saúde, de uma palestra sobre doação de órgãos e tecidos. A capacitação, ministrada pela coordenadora do Banco de Olhos de Volta Redonda, Michele Antoniol, e pela coordenadora de Enfermagem da Organização de Procura de Órgãos (OPO), Daniela da Silva, teve como objetivo envolver os enfermeiros das unidades no processo de conscientização da doação de órgãos. A OPO tem sede em Barra Mansa e atende a 34 municípios do Estado do Rio de Janeiro.

 

“O objetivo principal dessa capacitação é envolver a Atenção Básica com a necessidade da doação de órgãos. Eles estão mais próximos da comunidade e, talvez, tenham mais chance de sensibilizar as famílias durante o trabalho de prevenção. Antes do parente estar acamado ou num processo de doença grave, quando o assunto se torna muito difícil”, acredita Daniela.

 

Michele, do Banco de Olhos, afirma que as duas entidades atuam juntas por compartilharem objetivos e cita que a Atenção Básica é uma nova frente para aumentar o número de doação de órgãos e tecidos. “Costumávamos trabalhar somente com os hospitais, principalmente urgências e emergências. No entanto, as famílias ali já estão muito sofridas para assimilar as informações necessárias para aceitarem fazer a doação”, explicou.

 

Durante a capacitação foi exibido um vídeo com depoimentos de pessoas que estão na fila para receber um órgão, pessoas que já foram contempladas com um novo órgão e famílias que fizeram a doação. Também foi esclarecida a morte encefálica e a obrigatoriedade da notificação à Central Estadual de Transplantes em caso deste diagnóstico para que uma equipe venha conversar com a família do paciente.

 

Ainda para incentivar os gerentes a conversarem com suas equipes e tornarem a Atenção Básica de Volta Redonda multiplicadora da doação de órgãos e tecidos alguns dados foram citados: um doador com morte encefálica pode salvar até oito vidas por conta da doação de órgãos e melhorar 50 outras com doação de tecidos; e de acordo com o Banco de Olhos um doador atende quatro pessoas, pois doa duas córneas e duas escleras (parte branca do olho).

 

Por Renata Borges com fotos de Yuri Melo / Ascom VR

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444