Smel investe na qualidade de vida da terceira idade

Smel investe na qualidade de vida da terceira idade

Aulas de yoga são realizadas no ginásio da Ilha São João e na Associação dos Engenheiros

 

A secretaria de Esporte e Lazer de Volta Redonda (Smel) investe cada dia mais na melhoria da qualidade de vida da terceira idade do município. Cerca de 190 alunos participam, durante três dias da semana, de aulas de yoga no ginásio do complexo da Ilha São João e na Associação dos Engenheiros. As ações buscam enquadrar a prática de exercícios físicos ao autoconhecimento.

 

De acordo com a instrutora de yoga, Roseli Figueiredo, praticar a atividade faz com que os idosos mudem toda a estrutura corporal e psicológica. “Praticar yoga ajuda no conhecimento interno. Melhora a qualidade de vida e busca uma transformação no corpo e no intelecto. Em pouco tempo de exercícios os idosos já apresentam melhoria na postura em relação à vida”, disse Roseli.

O yoga surgiu na Índia e é baseado em um conceito que trabalha o corpo e a mente. Controla as emoções, o agir e o pensar, através de disciplinas tradicionais de quem a pratica. As aulas proporcionadas pela secretaria duram cerca de uma hora por dia, e dentro de três meses os resultados já aparecem. Para a aposentada Jacinda de Souza Silva, de 63 anos, as dores no peito e a depressão sumiram quando começou a fazer yoga.

“Eu tinha uma dor no peito muito forte. Sumiu depois que comecei a fazer os exercícios. As emoções que guardava também foram embora. Hoje me sinto mais equilibrada no corpo e na mente. Não podemos ficar depressivos em casa, sedentários. Perdi 17 quilos desde que comecei a praticar exercícios e yoga. Aqui, trabalhamos o nosso emocional e por mim teria até mais aulas durante a semana”, afirmou Jacinda, que pratica yoga há três anos.

Além de trazer um profundo relaxamento e tranquilidade mental, o yoga ajuda no fortalecimento do corpo físico e no desenvolvimento da flexibilidade. Segundo a secretária municipal de Esporte e Lazer, Maria Paula Tavares, a Smel apoia todas as ações que visam melhorar o bem estar dos idosos.

“Nós apoiamos e incentivamos todas essas ações relacionadas à melhoria da qualidade de vida do idoso de Volta Redonda. Acredito que todas essas iniciativas são ótimas para o desenvolvimento das práticas esportivas na cidade”,garantiu  Maria Paula.

Por Maria Clara Sales com foto Gabriel Borges ASCOM / VR

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444