Sábado de união em Volta Redonda no combate ao Aedes Aegypti

SÁBADO DE UNIÃO EM VOLTA REDONDA NO COMBATE AO
AEDES AEGYPTI

Número de casos de Dengue, Chikungunya e Zika diminuíram consideravelmente, segundo a Secretaria de Saúde

Ações de combate e controle ao mosquito Aedes aegypti e trabalhos educativos, marcaram o Dia Estadual do Combate à Dengue, Chikungunya e Zika em Volta Redonda na manhã deste sábado, no bairro Siderlândia. O prefeito Samuca Silva, que iniciou o mutirão no bairro, ao lado do deputado Federal Alexandre Serfiotis, comentou sobre a considerável diminuição das doenças causadas pelo mosquito. Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, em 2017, houve 77 casos suspeitos de dengue, sendo apenas dois confirmados. Quanto a Chikungunya, sete casos foram notificados e nenhum confirmado até o momento. Zika gerou três notificações, sendo que nenhuma delas em gestante. Durante a ação, Samuca Silva também anunciou a conquista de R$ 1 milhão para a saúde de Volta Redonda, graças a indicação do Deputado Alexandre Serfiotis. "Num momento de recursos escassos, uma noticia dessas é muito bem vinda para a saúde da nossa cidade" comentou o prefeito que disse ainda: “Já estamos em março e o período mais crítico das doenças decorrentes do aedes aegypti já passou. É o resultado de um trabalho de educação e prevenção. Mesmo assim temos que continuar muito atentos e atuantes, como essa ação de hoje ”, disse Samuca Silva, que estava acompanhado também pela secretária municipal de Saúde, Márcia Cury, pelo médico Rafael Galvão e pelo vereador Paulinho do Raio X.

No ano passado, o município teve 4.127 casos notificados de dengue, sendo 466 confirmados. No caso da chikungunya foram 29 notificações; dos quais, cinco confirmados e cinco descartados. Já o zika rendeu 302 notificações, sendo 63 casos em gestantes. No caso das grávidas, grupo que faz o teste de comprovação, houve vinte casos confirmados e 36 descartados em 2016. O município também teve quatro notificações de microcefalia.

“Os dados comprovam que o trabalho de prevenção está surtindo efeito na cidade. É um trabalho de casa em casa que servidores da Saúde fazem semanalmente”, lembrou Márcia Cury

Mais de 80 agentes de saúde percorreram os imóveis do Siderlândia durante toda manhã. A escolha do local foi porque, em anos anteriores, houve um grande número de registro da doença.
“As ações de controle do mosquito são realizadas durante todo o ano no município, principalmente nas localidades onde foram detectados índices elevados de infestação”, ressaltou a superintendente de Vigilância de Saúde, Flávia Ensenãt, afirmando que essas ações, realizadas pelos agentes de endemias do município, incluem a eliminação dos focos dos criadouros do mosquito e orientação dos moradores quanto à importância da adesão a campanha dos “10 minutos Contra a Dengue”. Ela reforça que a participação da população no controle ao mosquito é indispensável para a garantia da saúde de cada família como da comunidade, já que a prevenção ainda é a melhor forma de combate à doença. “É um trabalho conjunto da prefeitura com a população”, finalizou.

A ação do Governo Municipal teve apoio da população do Siderlândia. “Sempre deixo os funcionários entrarem na minha casa. Anos atrás, cheguei a perder uma grande amiga de Minas Gerais com dengue hemorrágica. Qualquer pessoa pode ser vítima deste mosquito”, contou enfermeira Maria de Lurdes Mesquita, 46 anos.

“É muito bom esse trabalho da Secretaria de Saúde. Venho seguindo todas as orientações dos agentes. Não quero que ninguém da minha família fique doente por causa de um mosquito”, disse a assistente social Neusi da Silva Santos, 50 anos, moradora do Siderlândia.

Por André Aquino com fotos de Yuri Melo

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444