Prefeito de Volta Redonda se reúne com taxistas

Prefeito de Volta Redonda se reúne com taxistas

Samuca Silva ouviu reivindicações dos profissionais que estão preocupados com possível operação de transporte alternativo no município

 

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, recebeu na manhã desta quinta-feira, dia 23, um grupo de taxistas que veio pedir apoio do governo municipal, por conta de informações sobre uma possível operação de um serviço de transporte alternativo no município, o Uber. O vereador e presidente da Câmara de Vereadores, Sidney Dinho, também participou da reunião.

 

“A prefeitura se posiciona a favor do transporte público, da legalidade, das licenças. Existe uma lei que rege o transporte urbano e é a que vamos seguir. Temos que dar estrutura para os taxistas trabalharem”, afirmou Samuca.

 

O taxista Moisés de Andrade explicou que a legalidade do serviço de taxista gera custos que o motorista do Uber não terá e, por consequência, poderá cobrar preços abaixo da tarifa dos taxistas.

 

“Concordo com a concorrência, mas desde que seja leal. Somos profissionais, somos dependentes daquilo que fazemos, fazemos cursos. Não somos só nós que vamos sair no prejuízo, e sim a cidade como um todo. Um táxi conta com um permissionário e dois auxiliares. Além deles, esse carro gera renda também para a manutenção do próprio veículo. E também gera emprego indiretamente, pois o carro precisa de seguro, tem o emprego no posto de gás e de gasolina, nas oficinas mecânicas, enfim, empregos que trazem capital para a própria cidade”, explicou Moisés.

 

Também presente na reunião, o presidente do Sindicato dos Condutores Autônomos de Volta Redonda, Clóvis Barbosa, reforçou o pedido de apoio ao poder público, destacando a questão da segurança que, segundo ele, poderia estar em risco no caso de o transporte alternativo operar.

 

“Quem vai fazer a vistoria nesses carros, por exemplo, para verificar se estão aptos? Nós passamos por duas vistorias da Suser por ano, além de outras que algumas cooperativas praticam”, disse Clóvis, acrescentando que todos os taxistas têm que estarem conscientes que os carros deles têm que melhorar a cada dia mais.

 

Essa melhoria no serviço foi um dos pontos que o prefeito reforçou durante o encontro, sugerindo aos taxistas se unirem para mostrar para a sociedade a importância do serviço, apresentando suas qualidades.

 

“Montei um grupo de trabalho para permanentemente ver a qualidade do transporte público, no caso dos taxistas. Acho que esse é o caminho para a gente a melhorar a qualidade para o usuário. O poder público está empenhado nisso”, garantiu Samuca.

 

Por Raphael Martiniano, com fotos de Gabriel Borges / Ascom VR

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444