CRAS do Verde Vale e Candelária recebem visita do secretário de Ação Comunitária de Volta Redonda

CRAS do Verde Vale e Candelária recebem visita do secretário de Ação Comunitária de Volta Redonda

Maycon Abrantes segue com visitas aos bairros a fim de ouvir a população


Sexta-feira é dia do vice-prefeito e secretário de Ação Comunitária, Maycon Abrantes, conhecer as instalações municipais e as questões levantadas pelas comunidades. Desta vez, no dia 17, os bairros visitados foram Verde Vale e Candelária. Acompanhado da vereadora Rosana Bergone, que também é presidente da Associação de Moradores do Verde Vale, o secretário verificou as instalações do CRAS e também do UBSF Lourival Ferreira Peixoto e do Centro Municipal de Educação Infantil Mario de Jesus Palheta Nunes.

 

O telecentro do Verde Vale, instalado no CRAS vai receber, segundo o secretário, melhorias no sinal da internet e na qualidade das oficinas, que passarão a ser realizadas a partir do mês de Abril. As melhorias fazem parte de um desejo antigo da comunidade. Na unidade também são realizadas oficinas de inclusão produtiva, gratuitas à população.

 

A coordenação do CRAS, assim como nas demais unidades, está fazendo uma pesquisa de preferência destas oficinas, como arte com bolas, vidros, MDF, customização, manicure, garçom e cabeleireiro, entre outras. A SMAC está fazendo um esforço junto aos CRAS para que cada unidade ofereça a oficina que gerou mais demanda durante a pesquisa, ressaltando que a novidade deste ano é a oficina para barbeiros.

 

A UBSF, que opera com dois clínicos gerais, uma pediatra e uma ginecologista necessita de instalação de insulfilm nas salas de atendimento. Carla Cristina Cândido, usuária do postinho, afirmou estar muito satisfeita com o atendimento que ela e seus três filhos recebem. “O atendimento aqui é ótimo, mas vou aproveitar que o vice-prefeito está aqui para falar que os exames é que demoram muito pra ficar prontos. E eu acho muito bom o vice-prefeito estar aqui nos visitando. O governo precisa ver tudo mesmo, de bom e de ruim”, disse.


Na creche (Centro Municipal de Educação Infantil Mario de Jesus Palheta Nunes), as instalações, segundo Maycon, são boas e necessitam de poucas intervenções. Bergone esclareceu que a maior necessidade do bairro é que haja atividades voltadas para os jovens. O secretário municipal informou que muitos projetos estão sendo desenvolvidos com a intenção de parceria intersecretarias, como a de Esporte e Lazer e a de Cultura. “Queremos que as secretarias de Esporte e Lazer e a de Cultura estejam perto de nós, pois atendemos os mesmos públicos. É imprescindível que os adolescentes se mantenham ocupados nos períodos fora da escola, com atividades que lhes tragam prazer, entretenimento e conhecimento”, afirmou Maycon Abrantes.

A última visita no bairro foi feita ao antigo CRAS, que está desativado. O secretário afirmou que o poder público vai fazer a unidade voltar a funcionar, de forma que possa atender plenamente à população.


A manhã terminou com uma visita ao CRAS Candelária. “Estou muito satisfeito com a equipe deste CRAS, que é muito comprometida com a Assistência Social. Mas o CRAS ainda é muito deficiente na manutenção física, precisa de reparos e a gente sente uma necessidade de ampliação para os atendimentos, tanto das oficinas quanto para os grupos de convivência e atendimento às famílias”, explanou o secretário.


Por Adriana Marins com fotos de Geraldo Gonçalves / Ascom VR

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444