Políticas Públicas para a terceira idade ganha força em Volta Redonda

Políticas Públicas para a terceira idade ganha força em Volta Redonda

Secretárias municipais de Esporte e Lazer e Políticas Públicas para Mulheres percorrem espaços que possuem projetos para idosos

 

As secretárias municipais de Esporte e Lazer (Smel), Maria Paula Tavares, e de Políticas Públicas para Mulheres, Dayse Penna, visitaram nesta quarta-feira, dia 15, o polo São Cristovão e o ginásio Siderlândia. As visitas fazem parte de uma série de idas aos locais onde são realizadas as ações de ginástica, caminhada, hidroginástica, yoga, dança de salão, musculação, capoeira para a terceira idade, além do Bloco da Vida. O intuito das visitas é apresentar à secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, que está se preparando para ser a responsável por coordenar todas as ações relacionadas à terceira idade em Volta Redonda, os equipamentos do setor. Segundo Dayse Penna, o desenvolvimento do trabalho com os idosos precisa ser fortalecido como política pública.

“Os projetos como Bloco da Vida, Academia da Terceira Idade, e tantos outros serão incorporados e consolidados a secretaria da mulher que vai tratar especificamente desse assunto. Todo esse espaço da terceira idade em Volta Redonda já foi conquista. Ele precisa ser fortalecido como política pública para que no futuro as próximas gestões tenham compromisso em continuar a atender a população idosa”, afirmou Dayse.

De acordo com a coordenadoria do projeto da melhor idade Adriana Martin, são mais de cinco mil idosos atendidos em todas as regiões de Volta Redonda. Segundo Maria Paula, as ações de fomento ao exercício físico, esportiva e de lazer com foco na prevenção da melhoria da qualidade de vida do idoso serão desenvolvida pela SMEL.

“A SMEL vai continuar trabalhando nas ações relacionadas à prevenção,  de fomento ao exercício físico e ao lazer com foco na melhoria da qualidade de vida do idoso de Volta Redonda. Tudo agora será alinhado com a secretaria de Políticas Públicas”, disse Maria Paula.

O Ginásio Poliesportivo Vanecina Freitas Henrique Vicente, no bairro Siderlândia, um dos mais procurados na cidade, atende quase 200 idosos no projeto ‘Viva Melhor Idade’Segundo a professora Evelini Patrícia, a dedicação dos alunos é muito importante“Dou aulas aqui no ginásio desde 2004 e a participação deles impressiona. Os alunos são muito dedicados às aulas e fazem atividades três vezes por semana, segunda e quarta ginástica e na quinta o alongamento. Acho que a parceria entre as secretarias vai enriquecer ainda mais os projetos”, contou Evelini.

Na próxima quarta-feira, dia 22, os alunos e professores do ginásio do bairro Siderlândia vão organizar um “Aulão de Carnaval”, às 7h, como todos idosos fantasiados. Para a aposentada Adelir Costa dos Santos, 74 anos, as aulas melhora a qualidade de vida. “Me sinto muito feliz em participar dessas aulas. Somos uma grande família e frequento o ginásio há 10 anos. Sou o destaque no Bloco da Vida. Na próxima quarta vou vir fantasiada de palhaço”, contou Adelir.  

Por Maria Clara Sales, com fotos de Geraldo Gonçalves / Ascom VR

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444