Agentes de Saúde de Volta Redonda visitam 6,7 mil casas no Santo Agostinho e adjacências

Agentes de Saúde de Volta Redonda visitam 6,7 mil casas no Santo Agostinho e adjacências

Campanha de conscientização no bairro foi concluída com a

visita do ‘Dezinho’

 

Terminou nesta terça-feira, dia 14, a campanha de conscientização contra o Aedes aegypti, que teve início na segunda semana de janeiro, no bairro Santo Agostinho. A campanha mobilizou também as localidades do Morro da Harmonia, Morro da Paz, Morro Caviana, Morro da Conquista, Parque São Jorge e Santo Agostinho. Ao todo, os agentes da secretaria de Saúde de Volta Redonda realizaram 6,7 mil visitas.

O encerramento da campanha contou com a presença do personagem criado pela secretaria estadual de Saúde para a disseminação da importância da campanha ‘Dez minutos contra a Dengue’, o Dezinho. A ação foi realizada em conjunto com as secretarias municipais de Obras e Serviços Públicos; Esporte e Lazer; e Ação Comunitária; além da Guarda Municipal e Saae VR (Serviço Autônomo de Água e Esgoto).

O ponto de encontro das equipes de trabalho foi na Unidade Básica de Saúde da Família drª Paula Hérica Rocha de Azevedo (Rua Soldado Francisco Alves Rocha, 20, Santo Agostinho). Pelo menos 100 pessoas estavam envolvidas na ação.

O Dezinho circulou pelo bairro, acompanhado dos agentes de saúde, que faziam a distribuição de folders explicativos e orientavam a população sobre os cuidados para evitar a proliferação do mosquito. Nas ruas e calçadas, adultos e crianças paravam para cumprimentar ou tirar fotos com o Dezinho. O personagem agradou a população.

 

“Esse boneco foi uma ideia bem legal sim porque ele chama a atenção de todo mundo por onde passa. E a gente acaba parando pra ver o que é e fica sabendo da campanha que o pessoal da área de saúde está fazendo. Minha filha viu e gostou, por isso eu parei aqui pra conferir”, disse o morador Alan Fernando Souza.

 

Além de distribuir folders explicativos, os agentes de saúde orientaram e ajudaram os moradores a colocar nas calçadas todos os materiais sem utilidade e que poderiam servir de criadouro do mosquito, para que os caminhões fizessem a coleta.   

“Toda semana eu separo um tempo para ver se está tudo no lugar, eu olho o ralo e confiro as plantas aqui de casa. Eu não tenho nenhuma planta com pratinho, porque eu já sei que nesse pratinho o mosquito consegue se reproduzir. Eu subo no telhado pra ver se a tampa da caixa d’água está bem fechada. Eu não descuido não. Nessa época a gente fica temeroso, então tem que ficar alerta. Se cada um fizer a sua parte a gente acaba com o mosquito”, relatou o morador e metalúrgico, Ádamo Diogenes da Silva.

 

“Eu faço o que eu posso, eu limpo tudo, não deixo planta com pratinho. Eu troco a água dos meus cachorros todo dia. E se eu vejo algum potinho na rua com água parada eu jogo fora também, principalmente em época de chuva. Essa campanha é importante sim, cada um tem que cuidar do seu espaço”, comentou a dona de casa Joana d’Arc do Carmo. 

 

De acordo o primeiro LIRAa (Levantamento de Índice Rápido de Infestação por  Aedes Aegypti) realizado em 2017, o bairro Santo Agostinho registrou um índice de 4,9%, bem acima da média considerada normal.

 

“Devido ao índice do LIRAa a região do Santo Agostinho foi o ponto de partida das principais ações de combate ao mosquito. O nosso objetivo aqui é criar a consciência da população, mobilizando a todos para os cuidados em acabar com os focos do Aedes Aegypti. O nosso maior desafio é colocar no dia-a-dia dos moradores essas questões”, disse a coordenadora de Vigilância Ambiental, Janaina Soledad, acrescentando que até 3,9% é considerado índice de médio risco, mas o ideal mesmo seria índice abaixo de 1%.

 

A secretária de Saúde de Volta Redonda, Márcia Cury, fez um alerta à população. “As ações contra o mosquito da dengue não podem acontecer apenas em dias de campanhas. Todos nós devemos ser vigilantes e divulgadores das boas práticas de combate ao mosquito. Nós trouxemos o boneco ‘Dezinho’ para ilustrar e marcar esse momento de conscientização, mas esperamos que cada pessoa vigie diariamente sua casa e seu quintal, pois só com a consciência e união de todos vamos ser eficazes no combate”, concluiu Márcia.

Por Simone Freitas, com fotos de Geraldo Gonçalves / Ascom VR

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444