Prefeitura de Volta Redonda entrega reforma da UBS Caieiras

        A Prefeitura de Volta Redonda, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), entregou na manhã desta quinta-feira, as obras de reforma e ampliação da UBS (Unidade Básica de Saúde) Wilson Lemos Machado, no bairro Caieiras, que representam um investimento de R$ 250.317,90. As obras, totalizando 203,89 metros quadrados, possibilitaram a ampliação e reforma do espaço, que passa a contar com 16 salas destinadas a atender um público alvo de duas mil pessoas moradoras do Caieiras, Brasilândia e Cailândia.

        O prefeito Antônio Francisco Neto lembrou os investimentos que o município realizou no bairro, como a construção de um CRAS, reforma de escola, pavimentação em ruas, contenção de encostas, entre outras.

        “A nossa cidade merece muito mais e, por isso, estamos trabalhando em ritmo acelerado para entregarmos 54 obras à nossa comunidade”, ressaltou Neto, lembrando que as prioridades são para as obras que salvam a vida das pessoas, como a construção do Hospital da Criança, a ser inaugurado nesta sexta-feira (dia 9) e a Clínica de Hemodiálise, que vai atender diariamente 200 pacientes renais que saem da cidade para fazer hemodiálise em outros municípios.

        A secretária municipal de Saúde, Marta Magalhães, também falou dos investimentos em saúde pública, cuja principal meta foi garantir melhor acolhimento aos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde), com ambientes reformados, ampliados e modernos, contando ainda com equipes qualificadas. A obra também agradou a dona de casa Deuzinha Grergório Silva, de 46 anos. Ela disse que vai à unidade de saúde com muita frequência e realiza, pelo SUS, todos os exames e consultas.

        “Não tenho condições de pagar um plano de saúde e preciso de atendimentos médicos que consigo aqui na nossa cidade, onde tudo é muito melhor do que em outros municípios”, completou a moradora.

        UBS - Para realizar os atendimentos, a unidade conta com uma equipe multiprofissional com médicos clínicos, pediatra, ginecologista, enfermeiro, técnicos de enfermagem, além de assistentes administrativos, que juntos poderão ampliar o acesso da população aos serviços ofertados, em ambiente acolhedor e humanizado.

        Nesta unidade a comunidade terá acesso a coleta de exames, vacinas, acompanhamento de pré-natal, coleta de sangue, aferição de pressão arterial e glicemia, visitas domiciliares, marcação de exames e consultas com especialistas. As mulheres poderão ainda realizar atendimentos preventivos ao câncer de mama e ginecológico. Com a reforma a UBS Caieiras passa a contar com 16 salas sendo um consultório para a Saúde da Família, um consultório para a Saúde da Criança, Consultório para a Saúde da Mulher, além de sala de observação, farmácia, sala para curativos, vacinas, banheiros, almoxarifado, Sala de Educação em Saúde e Reuniões, entre outros.

        HOMENAGEM – A UBS Caieiras recebe o nome do médico Wilson Lemos Machado e a Sala de Vacina ficará com o nome da moradora da localidade, Maria Cecília Alves. Os homenageados, segundo o vice-prefeito Carlos Roberto Paiva, foram escolhidos devido à proximidade deles com a comunidade. Maria Cecília, que morreu em abril de 2000, atuava em diversas obras sociais, entre elas, a Pastoral da Criança.

        Já o médico Wilson Lemos, exerceu, por diversas legislaturas, o cargo de diretor de saúde no município, cargo equivalente atualmente ao de secretário municipal. Além de trabalhar na rede público o médico anestesiologia também trabalhou no Hospital da Companhia Siderúrgica Nacional. Antes de iniciar a carreira em Volta Redonda, o médico trabalhou no Rio de Janeiro e antes de concluir a faculdade de medicina, integrou a equipe do Pronto Socorro do Rio de Janeiro, hoje Hospital Souza Aguiar e do Hospital Evangélico.

        Parentes do homenageado, como irmãos, netos e filhos, acompanharam a inauguração. “Doutor Wilson conhecia tudo em saúde da nossa cidade e esta justa homenagem e uma forma de agradecimento por tudo que realizou pela saúde de Volta Redonda”, completou Paiva, cujas palavras foram reforçadas pela irmã do médico, Lielza Lemos, que relembrou a trajetória do profissional.

 

 

 

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444