Comerciantes dos Mercados Populares visitam prefeito Neto

        “Gratidão”: essa foi a palavra mais ouvida na visita que uma comissão de comerciantes e síndicos dos Mercados Populares de Volta Redonda fez ao prefeito Antônio Francisco Neto, na manhã desta terça-feira (dia 6), no Gabinete. O vice-prefeito Carlos Roberto Paiva também participou do encontro. O projeto foi lançado em 2001, no segundo mandato de Neto, com o objetivo de tirar vendedores ambulantes das ruas de Volta Redonda, ao mesmo tempo dando melhores condições de trabalho para a categoria. O projeto pioneiro – uma ideia do jornalista Oscar Cardoso, então assessor do prefeito e já falecido – teve início na Vila Santa Cecília, sendo depois estendido para outros locais da cidade, e é realizado pelo Banco da Cidadania, outra ideia de Cardoso.

        A comissão, que faz parte de um grupo coordenado pelo síndico do Mercado Popular da Avenida Amaral Peixoto (Centro), Madison Silvino Luiz, foi ao Gabinete agradecer o trabalho da equipe da Prefeitura que realiza o projeto.

        “Além do prefeito Neto, temos que agradecer toda a equipe que realiza este projeto, o Paulo Afonso (diretor do Banco da Cidadania); Paulo Netto (presidente da EPD – Empresa de Processamento de Dados); o Munir Francisco (secretário municipal de Ação Comunitária); além de lembrar o Oscar Cardoso, pai da ideia. Nós estávamos nas ruas, sujeitos a tudo – sol e chuva, vandalismo, falta de segurança – e nem se compara agora: as vendas, a organização. Só temos a agradecer a todos por essa transformação nas nossas vidas”, disse Madson, destacando que os Mercados Populares da Vila, Amaral Peixoto e Aterrado reúnem cerca de 160 comerciantes.

        Outra integrante da comissão, Teresa Ribeiro da Costa, que trabalha com bijuterias e bolsas no Mercado Popular da Vila Santa Cecília, afirmou que sua história de vida está ligada ao projeto.

        “Tudo que eu tenho consegui com meu trabalho no box do Mercado Popular. Vim de Pirapitinga (MG) com meus dois filhos pequenos, sem nada, e criei eles com esse trabalho. Vendia as coisas nas ruas, e depois que surgiu o Mercado Popular fui progredindo. Hoje tenho uma vida estabilizada. Por isso toda essa gratidão, digo que o Neto é um ‘paizão’ para mim”, afirmou, emocionada.

        Síndico do Mercado Popular do Aterrado, Antônio Carlos da Silva era presidente da associação dos ambulantes de Volta Redonda na época da implantação do projeto, e afirmou que foi preciso fazer uma seleção dos ambulantes, que então trabalhavam próximo ao Clube Umuarama, na Vila, e e em outros pontos da cidade, como a Amaral Peixoto.

        “No início eram cerca de dez pessoas na associação. Mas surgiu a ideia do projeto e nos organizamos. Saímos às ruas junto com a equipe da Prefeitura para ver quem realmente atuava como ambulante, e fizemos uma seleção das pessoas”, explicou.

        O prefeito Neto agradeceu a visita, destacando a importância social do projeto e o empenho da equipe da Prefeitura responsável pelo projeto.

        “Ficamos muito felizes de sabermos que mudamos a vida dessas pessoas para melhor. Esse trabalho teve um envolvimento muito grande do Paulo Afonso, do Paulo Netto, no Munir, do Oscar Cardoso, entre outros. Nós agradecemos a homenagem, de coração”, disse o prefeito. O vice-prefeito Paiva apontou que o projeto, além de trazer mais dignidade para os comerciantes, ajudou a organizar a cidade. “Eles trabalhavam nas ruas, às vezes tinham que montar as barracas em locais sujos, estavam sujeitos ao clima – sol, chuva. Além de dar melhores condições de trabalho para essas pessoas, ajudou a organizar a cidade, em locais como a Vila, próximo ao Clube Umuarama”, destacou.

 

 

 

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444