SMS realiza atividades no Dia Mundial de Luta contra a Aids

   

       A próxima quinta-feira (dia 1º), marca o Dia Mundial de Luta contra a Aids, e para marcar a data a Secretaria Municipal de Saúde de Volta Redonda (SMS-VR), realiza duas palestras em empresas, orientando sobre prevenção das doenças sexualmente transmissíveis, além de fazer a distribuição de preservativos na Praça Sávio Gama, no Aterrado, das 9h às 15h. No decorrer da semana, entre os dias 1º a 9 de dezembro, funcionários de diversas Unidades de Saúde da Rede de Atenção Básica e do CDI (Centro de Doenças Infecciosas), estarão ainda realizando teste rápido para HIV.

 

       No decorrer do ano a Secretaria Municipal de Saúde realiza ações de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis. Equipes do DST/AIDS e da Atenção Básica realizam atividades educativas em unidades de saúde da Atenção Básica e nas Redes de Urgência e Emergência, orientando tanto profissionais como pacientes sobre estas doenças, além de incentivar a realização da testagem rápida para o HIV. Nesta testagem, se detectada a soropositividade, é assegurado o tratamento que melhora a qualidade de vida do portador do vírus, fator fundamental para reduzir sua cadeia de transmissão.

 

       Apesar de todas as ações implantadas para a redução da AIDS, a exemplo da tendência mundial, as estatísticas da doença continuam subindo também em Volta Redonda. O município registrou, entre janeiro a novembro deste ano, 148 casos novos. Atualmente, encontram-se em tratamento no Centro de Doenças Infecciosas 1.035 pessoas. Um dos motivos para aumento da captação de casos novos, segundo a coordenadora do DST/AIDS, enfermeira Sandra Regina Coutinho da Silva, é a ampliação da oferta do Teste Rápido na rede de saúde. 

 

      Segundo a coordenadora, outro fator importante para o aumento mundial de casos novos de AIDS é a falta de adoção de ações de prevenção pela população. O perfil da incidência de AIDS em Volta Redonda também segue esta tendência, revelando que na maioria dos casos, a infecção está relacionada à população jovem. A faixa etária mais acometida pela doença é a de pessoas com idade entre 25 a 49 anos. As mulheres ainda surgem como as maiores infectadas, seguidas pelo crescimento dos casos novos no sexo masculino em homossexuais. Outro dado que vem chamando a atenção da Saúde Pública é o número de casos em idosos com idade acima de 60 anos.

 

       “Associado ao uso abusivo de álcool e outras drogas os jovens tornam-se vulneráveis e acabam praticando sexo desprotegido contribuindo desta forma para a transmissão do vírus HIV, como também de outras doenças sexualmente transmissíveis, como a sífilis, hepatite B, entre outras”, afirmou Marta Magalhães, secretária municipal de Saúde, lembrando que o diagnóstico precoce é imprescindível para garantir a eficácia do tratamento, melhorando a qualidade de vida do paciente, além de evitar novos casos de AIDS.

 

       DIA MUNDIAL - O Dia Internacional da Luta contra a AIDS é comemorado anualmente em 1º de dezembro. A data tem como objetivo orientar a população sobre uma das doenças que mais mata no mundo. Esta data procura, ainda, chamar atenção da população para ficar atenta aos sintomas da doença, perigos e formas de se prevenir contra a AIDS.  Nesse dia, profissionais de saúde também orientam a população a fim de evitar o preconceito que os portadores de HIV (Vírus Humano de Imunodeficiência), enfrentam no dia a dia.

 

       A transmissão da AIDS pode ocorrer através do contato de fluidos corporais do infectado com o sangue de uma pessoa saudável, por meio de relações sexuais sem preservativo (camisinha), transfusões de sangue e compartilhamento de seringas e agulhas. Um dado importante é o fato de que beijos, abraços ou contatos com a pele da pessoa portadora de HIV não transmitem a doença. A AIDS não tem cura, mas pode ser tratada com uso de medicamentos antirretrovirais, quando diagnosticada, melhorando a qualidade de vida do infectado e aumentando sua sobrevida.

 

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444