Caminhada lembra Outubro Rosa e Novembro Azul

        A Secretaria Municipal de Saúde de Volta Redonda reuniu, na manhã desta terça-feira, cerca de 150 pessoas para a caminhada com slogan “A Saúde na Luta contra o Câncer Ginecológico, de Mama e de Próstata”. O evento é parte das atividades em alusão às Campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul, cujo tema e “Homens e Mulheres é tempo de se cuidar”. A atividade despertou a atenção da comunidade que buscou orientações sobre formas de se prevenir contra estas doenças.

        “Penso que o nosso objetivo tenha sido atingido, pois fomos abordados por diversas pessoas com perguntas sobre estas doenças e como se prevenir contra o câncer de mama e próstata”, ressaltou a funcionária da SMS/VR Ed Amaral, lembrando que o evento contou com a participação de homens e mulheres.

        A Caminhada “A Saúde na Luta contra o Câncer Ginecológico, de Mama e de Próstata”, teve início na Praça Sávio Gama, em frente ao Palácio 17 de Julho e percorreu diversas ruas do Aterrado, terminando na Praça Mário Ferreira Neto, no Jardim Paraíba, ao lado da sede administrativa da Secretaria Municipal de Saúde. As Campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul convidam o público masculino e feminino a visitar uma unidade de saúde para exames de rotinas e prevenção às doenças, em especial ao Câncer Ginecológico, de Mama e de Próstata.

        O funcionário da SMS/VR, Demerson Novaes, também chamou a atenção para a importância da caminhada, principalmente para os homens que não priorizam a prevenção ao câncer de próstata. “Estes eventos são ótimos porque chamam a atenção da população e ajudam a conscientizar sobre a importância da prevenção às estas doenças”, concluiu Novaes.

        Além de funcionários da SMS/VR participaram desse evento servidores da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, Secretaria Municipal de Ação Comunitária e Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, membros da comunidade do Conselho Municipal de Saúde, entre outros.

        AÇÕES - Ainda em comemoração ao Outubro Rosa e Novembro Azul, no próximo dia 26, sábado, será o Dia D contra Câncer Ginecológico, de Mama e de Próstata. Neste dia, todas as Unidades de Saúde estarão abertas para atendimentos ao público alvo da campanha homens de diversas idades e mulheres com idades entre 25 a 65 anos. Para o público feminino serão ofertados os exames necessários.

        A estimativa da SMS é de realizar 3.000 mamografias e 6.000 preventivos. Para o público masculino será ofertada consultas individuais e orientações sobre a prevenção ao câncer de próstata. Na UBSF Siderlândia, durante o dia ocorrerão ainda duas palestras – uma pela manhã e outra à tarde – com o médico generalista Yoelson Isacc, que vai abordar a importância da prevenção às doenças.

        A unidade realizará ainda atividades de ação social como corte de cabelo e barba. Serão ofertados ainda exames de glicemia capilar, avaliação odontológica, aferição de pressão arterial, além de consultas individuais. A UBSF Siderlândia atende um público estimado de 11 mil pessoas, sendo pelo menos 600 consultas/mês destinadas ao público masculino e outras 800/mês ao público feminino. Segundo o gerente da unidade, Juliano Exposito, as maiores queixas são de casos de hipertensão arterial e diabetes.

 

 

 

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444