Prefeitura entrega sistema de captação flutuante da ETA Belmonte

        Nesta terça-feira (dia 22), às 17 horas, a Prefeitura Municipal de Volta Redonda, através do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Volta Redonda (Saae-VR), entrega o novo sistema de captação flutuante da ETA (Estação de Tratamento de Água) Belmonte Manoel Botelho Moreira, localizado na Avenida Almirante Adalberto de Barros Nunes, 5.235, bairro Belmonte. O diretor do Saae, Paulo Cezar de Souza, o PC, ressaltou que o objetivo principal dessa obra é possibilitar a captação de água bruta para tratamento nos períodos de seca, quando o rio Paraíba do Sul fica com o nível muito baixo, o que dificulta a tomada d’água no sistema existente.

        No trecho do Rio Paraíba do Sul onde funciona o sistema antigo de captação, foram instalados três conjuntos motobombas sobre flutuadores com vazão de 400 l/s cada, um barrilete em aço carbono com diâmetro de 600 mm e painel de potência de 350 CV. O custo da obra foi em torno de R$ 2 milhões, utilizando recursos da AGEVAP (Associação Pró Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul), que é uma associação de instituições pertencentes ao Comitê da Bacia do Rio Paraíba do Sul.

        “Toda a população do município será beneficiada com a garantia de captação, principalmente no outono, quando o nível do rio fica mais baixo por falta de chuvas”, conta PC.

        Segundo o gerente de Tratamento de Água e Esgoto do Saae, Patrick James Kent, mesmo tendo a situação de Volta Redonda beneficiada por uma pequena barragem no Rio Paraíba do Sul construída algumas décadas pela CSN, e que mantém o nível do rio estável em frente ao ponto de captação da ETA Belmonte, o novo sistema consegue a captação de água até diante de um quadro de falta de chuvas e o consequente baixo nível do Paraíba.

        “O novo sistema de captação vai criar uma condição de maior conforto na operação, porque passaremos a depender menos da altura do nível do rio. Mas, mesmo com essa tecnologia de captação, a população deve continuar a fazer o uso racional da água, economizar e acabar com o desperdício”, aconselhou Patrick James.

 

 

 

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444