SMS realiza campanha “Homens e Mulheres, é tempo de se cuidar”

 

        Com o tema “Homens e Mulheres, é tempo de se cuidar”, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Volta Redonda realiza diversas atividades este mês, em alusão às campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul, quando o público masculino e feminino é convidado a visitar uma unidade de saúde para exames de rotinas e prevenção às doenças, em especial ao câncer ginecológico, de mama e de próstata.

        E para atrair ainda mais as atenções da comunidade, a SMS/VR, em parceria com diversas secretarias, realiza na próxima terça-feira (dia 22), às 9 horas, a caminhada com o slogan “A Saúde na Luta contra o Câncer Ginecológico, de Mama e de Próstata”.

        A concentração para este evento acontece na Praça Sávio Gama, em frente ao Palácio 17 de Julho, Aterrado, passando pelas principais ruas do bairro e terminando na Praça Mário Ferreira Neto, no Jardim Paraíba, ao lado da sede administrativa da Secretaria Municipal de Saúde.

        Participam dessa caminhada, funcionários das unidades de saúde, além de servidores da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel), da Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac) e da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (SMPPM). As mulheres que vão aderir à caminhada deverão usar blusa rosa e os homens blusa na cor azul.

        AÇÕES - Ainda em comemoração ao Outubro Rosa e ao Novembro Azul, no próximo dia 26 (sábado) será o “Dia D contra Câncer Ginecológico, de Mama e de Próstata”. Neste dia, todas as unidades de saúde estarão abertas para atendimentos ao público alvo da campanha – homens de diversas idades e mulheres com idades entre 25 a 65 anos. Para o público feminino, será ofertado preventivo (papanicolau) e mamografia para aquelas com 40 anos de idade ou mais.

        A estimativa da SMS é de realizar 3.000 mamografias e 6.000 preventivos. Para o público masculino, serão ofertadas consultas individuais e orientações sobre a prevenção ao câncer de próstata. Na Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Siderlândia, o Dia D terá uma programação diferenciada com diversas ações para atrair tanto o público masculino quanto o feminino.

        A abertura dos eventos será com um café da manhã servido aos usuários. Durante o dia, ocorrerão ainda duas palestras – uma pela manhã e outra à tarde – com o médico generalista Yoelson Isacc, que vai abordar a importância da prevenção às doenças. A unidade realizará ainda atividades de ação social como corte de cabelo e barba. Serão ofertados ainda exames de glicemia capilar, avaliação odontológica, aferição de pressão arterial, além de consultas individuais.

        A UBSF Siderlândia atende um público estimado de 11 mil pessoas, sendo realizadas, pelo menos, 600 consultas/mês destinadas ao público masculino, e outras 800/mês ao público feminino. Segundo o gerente da unidade, Juliano Exposito, as maiores queixas são de casos de hipertensão arterial e diabetes. A UBSF Siderlândia fica na Rua 11, nº 20. O telefone de contato é 3337-6412.

 

 

 

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444