Inauguração do novo tomógrafo do HSJB é confirmada para dia 25, às 10 horas

        O Hospital São João Batista, da prefeitura de Volta Redonda, ganhará na próxima sexta-feira (dia 25), às 10h, o novo equipamento para a modernização do seu Centro de Imagens Dr. José Cândido Junqueira Vilela. O tomógrafo computadorizado, helicoidal, marca GE, o mais moderno em tecnologia para este serviço médico com 16 canais, será colocado em funcionamento para atender os pacientes do Hospital São João Batista e toda a rede de saúde pública do município, possibilitando exames rápidos e com total segurança no diagnóstico. O investimento total é de R$ 1 milhão na aquisição por concorrência, montagem e preparação da sala onde o aparelho estará funcionando.

        O HSJB apresenta em seu quadro de pessoas 1.068 profissionais, de nível médio e superior, atuando em todos os setores e clínicas do Hospital. São equipes multidisciplinares formadas por médicos, enfermeiros, nutricionistas, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, fisioterapeutas, psicólogos entre outros, que trabalham com empenho e profissionalismo,  com o objetivo de consolidar o hospital como referência regional em atendimentos de alta complexidade. Sua capacidade instalada é de 164 leitos de internação considerando as UTIs e UCIs Adulto e Neonatal. O hospital abriga a única Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal Pública na região.

        O diretor geral do HSJB, Sebastião Faria, confirmou o recebimento de uma emenda parlamentar do deputado federal Deley de Oliveira, sendo que o recurso foi utilizado na compra do aparelho, adquirido em concorrência pública, equipamento já entregue e montado numa sala do hospital, toda preparada com novas instalações, ar condicionado, para abrigar o novo equipamento. “Graças a uma emenda do deputado Deley recebemos o novo equipamento que permite a visualização do corpo inteiro do paciente em poucos minutos, além de significar qualidade extra nos diagnósticos”, comparou.

        Faria destacou a rapidez dos exames que serão feitos pelo tomógrafo e a redução de riscos cirúrgicos aos pacientes que serão atendidos: “Vai demorar mais para deitar e levantar o paciente do que realizar o exame. O novo diagnóstico fará exames capazes de evitar a realização de cirurgias exploratórias, antecipando diagnósticos. O paciente poderá ser tratado clinicamente, passando menos tempo internado, agilizando a oferta de leitos para os casos mais graves. O equipamento suporta a realização de 40 exames por dia e vai atender não só os pacientes do HSJB, mas todos que tiverem internados nas unidades de saúde do município. O investimento com a compra e a instalação ficou perto de R$ 1 milhão“, informou.

        O equipamento, de última geração, é o melhor do mercado devido a rapidez e a segurança nos resultados. Uma equipe de três funcionários já foi devidamente capacitada para operar o equipamento, um avanço tecnológico para a saúde da população. O antigo tomógrafo, já estava ultrapassado e parado por falta de peças de reposição que não existem mais no mercado. Pacientes que chegam a emergência do hospital, com traumas diversos, ferimentos de arma branca ou de fogo, receberão com o novo centro de imagens, um diagnóstico mais rápido, preciso, evitando assim a realização de cirurgias exploratórias na intervenção médica.

        “O atendimento será extensivo aos pacientes do Hospital Municipal do Retiro Dr. Munir Rafful, Cais Conforto, Cais Aterrado, Upa 24 horas, e demais unidades da rede”, disse Faria. O tomógrafo ficará instalado no Centro de Imagens do Hospital São João Batista, Dr. José Candido Junqueira Vilela. O HSJB fica na Rua Nossa Senhora das Graças, 275, Colina, São Geraldo.

 

 

 

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444