Tributo aos Cem Anos do Samba é apresentado no Memorial Zumbi

        O Grupo de Convivência de Idosos Resgate das Raízes apresentou, na tarde desta quinta-feira (dia 17), no Memorial Zumbi dos Palmares, na Vila Santa Cecília, o espetáculo “Tributo aos Cem Anos do Samba”. O musical foi criado para lembrar a data de gravação do primeiro samba: “Pelo Telephone”, composição de Ernesto dos Santos, o Donga, e do jornalista Mauro de Almeida, que foi registrado no dia 27/11/1916.

        O grupo – formado por 22 idosos – inclui no repertório, além de “Pelo Telephone”, que comemora cem anos em 2016, “Eu vou pra Maracangalha”, “É de manhã” e “Edgar Chorou”. Sucessos de Ataulfo Alves, Noel Rosa, Araci de Almeida, Dorival Caimi, Benito de Paula e outros. A coordenadora do grupo, Graça Lima, afirmou que o espetáculo tem vinte músicas e encerra-se com baile de Carnaval. “Cantamos antigas marchinhas e convidados o público para dançar”, explicou.

        E a plateia do Memorial Zumbi estava ansiosa pelo momento de dançar junto com o “Resgate das Raízes”. Até porque, o público é fiel e, na maioria, formado por companheiros dos Grupos de Covivência da Smac espalhados por toda cidade. Lado a lado na arquibancada estavam Maria das Graças, a Gracinha, coordenadora do Grupo Raio de Luar, que realiza suas atividades no Clube Umuarama, bem próximo ao Memorial Zumbi, e Antônio Francisco da Silva, xará do nosso prefeito, que veio de longe para prestigiar o show de samba. Ele frequenta, há 18 anos, o Grupo de Convivência do bairro Mariana Torres.

        O GRUPO – O Grupo de Idosos “Resgate das Raízes”, da Smac, foi criado em 2008, com a “Quadrilha da Convivência”. O objetivo principal era resgatar a “memória” por meio da música. O grupo está desde o dia 9 de março de 2016 apresentando o espetáculo “Tributo aos Cem Anos do Samba”, nos grupos de convivência, escolas, praças e outras entidades do município. Antes do gabinete do prefeito, o musical foi apresentado no auditório da Smac. Até o momento, já foram feitas 24 apresentações.

 

 

 

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444