Ótica da Cidadania bate recorde de atendimentos em 2016

        A Ótica da Cidadania Padre Ernesto Moreira Lamin, localizada no Estádio da Cidadania (Estádio Raulino de Oliveira), está batendo recordes de atendimento em 2016: de janeiro até setembro deste ano, 18.096 pessoas já foram beneficiadas com óculos gratuitos. No mesmo período de 2015, a Ótica da Cidadania atendeu 14.667 pessoas, segundo informou o diretor da ótica, João Reis Machado.

        “Pela tendência que estamos observando, devemos passar o ano de 2015, quando distribuímos no total 21.388 óculos. Contando com o material que ainda temos disponível, devemos chegar a pelo menos 24 mil óculos distribuídos em 2016”, afirmou Machado, salientando que o projeto atende dentro de alguns critérios: “Atendemos estudantes da rede pública municipal até o segundo grau, usuários da Apae-VR (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais), alunos da EJA (Educação para Jovens e Adultos), pacientes do programa DST/Aids de Volta Redonda, deficientes físicos que não possuem renda e idosos a partir dos 50 anos com renda de até dois salários mínimos, além de internos do Centro de Socioeducação Irmã Asunción de La Gándara Ustara (Degase) e alguns casos da Casa de Custódia de Volta Redonda”.

        PÚBLICO – A maior clientela da Ótica da Cidadania são os idosos a partir de 50 anos (com renda até 2 salários mínimos). Até setembro, de acordo com os registros da unidade, foram entregues 12.905 pares de óculos para este público. Os alunos da rede pública municipal receberam um total de 2.782 óculos, enquanto os demais públicos somaram 2.409 óculos.

        “Nosso principal objetivo é facilitar o acesso para que os estudantes, idosos e outros beneficiários que têm direito ao serviço tenham um atendimento ágil e com tecnologia avançada”, explicou o diretor da ótica, afirmando ainda que cerca de 100 óculos são montados diariamente.

        Para fazer o pedido dos óculos é preciso a apresentação do Cartão SUS, declaração de matrícula na rede pública e a receita, no caso de estudante. “Para os idosos, além da receita e do cartão do SUS, é necessário apresentar comprovante de residência e ter uma renda até dois salários mínimos”, afirmou Machado.

        Iniciativa tem quase vinte anos - A Ótica da Cidadania, que fica no segundo andar do Estádio da Cidadania desde 2009, nem sempre funcionou no esquema atual, e também não atendia por esse nome. O projeto na verdade já existia desde 1995, através da FAE (Fundação de Amparo ao Estudante), que funcionava no bairro Parque das Ilhas, mas o serviço beneficiava apenas estudantes do ensino fundamental (primeira à quarta séries).

        Com o início da primeira administração do atual prefeito Antônio Francisco Neto, em 1997, foram adquiridos equipamentos mais modernos, e os atendimentos na ótica foram estendidos para estudantes da rede pública até o segundo grau, usuários da Apae-VR (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais), alunos da EJA (Educação para Jovens e Adultos), pacientes do programa DST/Aids de Volta Redonda, deficientes físicos e idosos a partir dos 50 anos com renda de até dois salários mínimos.

 

 

 

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444