34ª turma do Bombeiro Mirim bate recorde de alunos inscritos

           

       A aula inaugural da 34ª turma do Projeto Bombeiro Mirim de Volta Redonda apresentou uma novidade: recorde de inscrições. O limite de vagas era de 50 alunos, mas a grande procura fez com a turma alcançasse mais de 60 inscritos. A maioria prestigiou a primeira aula, na tarde desta quarta-feira (dia 21), no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Água Limpa. Volta Redonda é a única cidade do estado que atualmente realiza o projeto, uma parceria entre a Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac) e o 22° Grupamento de Bombeiros Militares de Volta Redonda.

         Ressaltando a importância do projeto em parceria com os bombeiros na formação das crianças, o secretário de Ação Comunitária, Munir Francisco, lembrou que Volta Redonda é referência em Ação Comunitária.

“Volta Redonda tem 35 CRAS, número que coloca o município com maior número de CRAS por habitante do país. E o mais importante, todos com equipes interdisciplinares coordenando atividades voltadas à população e este com os bombeiros é um dos mais importantes”, disse.

         O subcomandante do 22º Grupamento de Bombeiros Militares, major André Morgado Eslack, apresentou os coordenadores do projeto, os sargentos João Batista e Batalha, e mandou um recado para os pais: “Observem seus filhos hoje, pois garanto que ao final do curso eles estarão muito diferentes. Vão aprender muito, crescer muito. O Bombeiro Mirim é uma escola, não uma colônia de férias”, garantiu.

         Giovana, aluna do 3º ano da Escola Municipal Miguel Couto Filho, com 9 anos, estava empolgada para começar o curso, principalmente para conhecer o Quartel dos Bombeiros. A mãe dela, Renata Moreira Ávila Peixoto compartilhava da alegria e acredita que a filha vá aprender lições de cidadania de uma forma séria, mas ao mesmo tempo divertida e diferente.

         O projeto, que atende jovens de 7 a 16 anos de ambos os sexos, é o mais antigo dos projetos de ação comunitária desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, por meio do Departamento Geral de Ações Comunitárias (DGAC) e o 22° GBM - Volta Redonda. Desde 1987 vêm capacitando milhares de jovens para o enfrentamento de situações de emergência, percepção de riscos e ações preventivas.

         O objetivo do projeto é desenvolver nos participantes a percepção de riscos, buscando uma cultura preventiva, e tornando-os multiplicadores de informações para as famílias e comunidades.  O projeto acontecerá do dia 21/09 a 08/12, com programação de 20 encontros nas segundas e quintas-feiras, das 14h as 16h30, nas dependências do CRAS do bairro Água Limpa e do 22° GBM.

         O projeto conta com aulas, apresentação de filmes, e material impresso distribuídos aos participantes com os conteúdos programáticos. O Cras da Água Limpa fica na Rua Siqueira Campos, nº 16.

 

 

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444