Zoo-VR participa do 13º Congresso Nacional de Meio Ambiente

        O trabalho de visita monitorada do Zoológico Municipal de Volta Redonda (Zoo-VR) será apresentado nesta quinta-feira (dia 22) do 13º Congresso Nacional de Meio Ambiente, em Poços de Caldas (MG), na categoria Educação Ambiental. De acordo com o diretor do Zoo-VR, o biólogo Jadiel Teixeira, a ideia de levar o projeto para o congresso partiu da equipe do setor de Biologia do zoológico.

        “O congresso é de meio ambiente, e um dos temas é a educação ambiental. Nós fizemos um resumo, enviamos para uma banca avaliadora e o trabalho foi aprovado. Vamos apresentar um balanço do ano passado, principalmente a questão dos atendimentos nos meses de setembro e outubro, que dobraram: foram em torno de 1.000 pessoas atendidas pela visita monitorada nesses dois meses. Também vamos falar sobre a importância do trabalho, do cuidado com os animais, da alimentação, da questão dos animais idosos, daqueles que estão mutilados, apreensão de animais, de conservação”, explicou Jadiel.

        Em sua 13° Edição, o Congresso Nacional de Meio Ambiente de Poços de Caldas acontecerá de 21 a 23 de setembro, marcando o início da Primavera e comemorando o Dia da Árvore. Com o tema ‘’Inovações e Soluções Tecnológicas Sustentáveis’’, o evento contará com palestras e mesas de debates, além de minicursos e atividades paralelas.

        VISITA MONITORADA – A visita monitorada é realizada pela equipe do setor de Biologia do Zoo-VR em quatro horários (9h, 10h30, 13h e 14h30), com grupos de no máximo 25 pessoas, e devem ser agendadas pelos telefones 3350-7276 ou 3350-7621. O roteiro conta com visita a todos os animais, falando sobre os mamíferos, aves, répteis, entre outros. Segundo Jadiel Teixeira, a visita dura em torno de meia hora, mas pode variar dependo do grupo e da interação dos visitantes.

        “Temos atendido a partir dos seis anos de idade. Até fazemos alguns trabalhos com menores de seis anos, mas são coisas específicas. Por exemplo: um grupo de creche com crianças de cinco anos vem aprender sobre as aves. Falamos somente sobre as aves, pois as crianças dispersam muito rápido nessa idade”, conta o biólogo, acrescentando que o público atendido é bem variado. “Durante o ano passado, atendemos igreja, curso de Biologia, de Engenharia Ambiental, curso técnico de Meio Ambiente, asilo, escoteiros, um público bem variado, mas o maior é composto pelas escolas”.

        O biólogo explicou ainda que, através da visita monitorada, o Zoo-VR consegue informar melhor sobre as condições de alguns animais. “Às vezes, você vê um leão magro e um pouco apático, mas é um animal que já está idoso. Um macaquinho que está amputado, pensa no sofrimento, mas ele já chegou amputado e estamos cuidando dele, integrando-o a um grupo. São histórias que existem aqui e em vários outros zoológicos”.

        E o projeto de visita monitorada está ganhando uma nova modalidade: a visita noturna. Uma versão piloto foi realizada com o 53º Grupo de Escoteiros Vigilantes da Acácia, que tem como uma de suas sedes o Zoo, e segundo Jadiel teve um resultado positivo. “Foi em uma noite de lua cheia, para vermos o comportamento dos animais à noite, usando apenas uma pequena lanterna. O felino, por exemplo, tem o comportamento noturno, o leão e o tigre vão estar muito mais ativos à noite”.

 

Zoo-VR é elogiado por equipe do Ibama

        Recentemente, o Zoológico Municipal de Volta Redonda recebeu elogio de uma equipe do Insituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), durante vistoria que renova a cada dois anos a licença de manejo do zoológico. Segundo o biólogo Jadiel Teixeira, o item com melhor avaliação foi a alimentação dos animais.

        “Eles olham as condições do recinto, de higiene, limpeza, infraestrutura, alimentação, para renovar a licença, para o zoológico trazer animais diferentes, animais de fora. Eles elogiaram muito a infraestrutura da cozinha do zoológico, principalmente a qualidade da alimentação dos animais, tanto de Hortifruti quanto de ração. Isso reflete até na beleza dos animais, na qualidade do pelo, na aparência do animal”, explicou.

        O diretor do Zoo afirmou que o projeto de visita monitorada, as instalações para os animais, e as parcerias para reintrodução de animais na natureza – caso de uma família de bugios, que se reproduziram no zoológico e serão reintroduzidos na Mata Atlântica – também foram outros pontos elogiados pelos técnicos do Ibama. “A reprodução em cativeiro é a última etapa na adaptação de um animal, quer dizer que o animal está totalmente à vontade naquele ambiente”, disse o biólogo.

 

 

 

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444