Jovem Protagonista já preparou 80 alunos para o mercado de trabalho

        O Projeto Jovem Protagonista, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac) nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), em parceria com Instituição Educação e Carreira, já preparou 80 alunos para o mercado de trabalho. A intenção do projeto é formar 360 usuários, que formam as seis regionais atendidas pelos Cras. A última das quatro turmas do Ciclo I do projeto se formou na tarde desta sexta-feira (dia 16), no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do bairro Volta Grande. Os formandos desta turma, jovens entre 14 e 18 anos, são assistidos pelos CRAS da Regional IV (Água Limpa, Ilha Parque, Santo Agostinho, Três Poços, Vila Americana e Volta Grande).

        De acordo com Leandro Flores, sócio fundador da empresa e instrutor do curso, os participantes tiveram uma carga horária de 24 horas, com quatro horas de aulas diárias.

        “Os alunos participaram de atividades voltadas para promoção do protagonismo, da participação cidadã, escolha da carreira, construção de um projeto de vida e noções sobre o mundo do trabalho”, disse ele, frisando que as atividades como a simulação de uma entrevista de emprego e dinâmica de grupo foram trabalhadas discutindo com os alunos como se portar nessas situações comuns no mercado de trabalho. “Eles aprenderam ainda a elaborar currículos para auxiliar na conquista do primeiro emprego. Apoiamos ainda a distribuição destes currículos às empresas da nossa região”, destacou o instrutor.

        O estudante William Coelho de Freitas, 18 anos, atendido pelo Cras do Santo Agostinho é um dos formandos do curso. “Já trabalhei em um supermercado, mas atualmente estou desempregado. Esta preparação vai me ajudar muito no meu próximo emprego, pois tive noções de administração, interação no trabalho, respeito na empresa e principalmente ter responsabilidade”, disse William, que deseja concluir o ensino médio e estudar arquitetura. Para a jovem Sara Nascimento, 17 anos, o importante para se conseguir um emprego é saber se comportar bem na entrevista. “Tenho que ser verdadeira na entrevista e expressar as minhas qualidades. E quando conseguir um emprego, quero me destacar e ter uma boa convivência com os colegas”, pontuou ela, que já fez dois cursos de geração de renda no Cras.

        De acordo com Patrícia Pereira, coordenadora das Atividades Sócio Educativas dos Cras, o projeto está motivando os jovens e destacando a importância de ter um emprego. “A aceitação está muito boa e, em média, em cada grupo nos temos entre 20 e 30 alunos. Eles estão, além disso, desenvolvendo um pensamento crítico e inovador para auxiliar na conquista do emprego”, disse ela, frisando que as inscrições para o segundo ciclo do Projeto Jovem Protagonista estarão abertas a partir do dia 26 de setembro e os interessados devem procurar o Cras mais próximo a partir desta data.

 

 

 

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444