Palestrante conta em Volta Redonda experiência com a avó sobre o Alzheimer

 

         O porto-alegrense Fernando Aguzzoli, que acompanhou de perto os últimos meses de vida de sua avó Nilva de Lourdes Aguzzolli, diagnosticada com Doença de Alzheimer, foi o palestrante do 1º Encontro do Centro Dia Synval Santos, realizado na tarde desta quinta-feira (dia 15), no Auditório da UGB (Universidade Geraldo Di Biasi), no Aterrado. O encontro, que teve como tema “Alzheimer: uma readaptação familiar”, recebeu o máximo de inscrições - 350 pessoas - segundo explicou a diretora do Centro Dia, Daniele Freire. “É o terceiro ano que realizamos eventos para as famílias e convidados. Já tivemos um seminário, um workshop e agora este encontro. Infelizmente, tivemos mais procura do que o espaço suporta, mas o encontro foi bem aproveitado por todos, pois com a experiência do palestrante, nós do Centro Dia e as famílias avançamos no conhecimento sobre o Alzheimer”, disse Daniele.

 

       O palestrante começou a sua fala para elogiar o trabalho desenvolvido pelo Centro Dia Synval Santos. “Quisera minha avó ter tido um local como este. Bem estruturado e preparado para receber os idosos e seus familiares. Só mesmo um prefeito, que se chama Neto, para cuidar tão bem dos idosos, que na maioria das vezes são nossos avós”, descontraiu o palestrante, que falou cerca de uma hora e contou mais sobre a vivência com a avó. “Foi uma experiência incrível, porém um momento difícil para nós familiares. Ela sempre fez parte das nossas vidas e naquele momento, vimos que teríamos que estar ao lado dela”, disse ele, que divulgava as experiências vividas na rede social. “Compartilhei a vida dela com os amigos, e até mesmo os diálogos, que tínhamos em casa, que eram engraçados”, disse ele, frisando que o sucesso dos relatos daquela rotina gerou o livro: “Quem, Eu?”.  Recentemente ele lançou um segundo livro, que é infantil e traz orientações para filhos e pais sobre a doença de Alzheimer. 

 

      O encontro contou ainda com a presença do secretário de Ação Comunitária, Munir Francisco, a diretora do Departamento de Proteção Especial, Denise Alves, o vice-prefeito Carlos Roberto Paiva, o deputado federal Deley de Oliveira, Jorge Pantaleão, presidente da ONG Associação de Parentes e Amigos de Pessoas com Alzheimer de Volta Redonda e o propagandista André Júdice Guimarães, do Laboratório LIBBS, responsável pela vinda do palestrante ao município.

 

      Após a palestra, dois netos, cujas avós são atendidas no Centro Dia Synval Santos, deram seus depoimentos. Rafael Dias disse que a avó Dorvalina Dias, 74 anos, participa do Centro Dia há dois anos. “Melhorou muito a vida dela e a nossa. Antes ela era deprimida, mas com o tratamento de lá, o acompanhamento de psicólogos e as atividades que faz, ela está bem. Ela até caminha melhor”, ressaltou o jovem.  Para Matheus Magalhães, neto de Maria Célia Magalhães, 75 anos, a avó fez no Centro de Alzheimer novas amizades e considera o local como uma segunda casa.  “O Centro Dia é uma inovação, que devia ser copiada por outras cidades, pois cuida dos idosos com atenção e respeito”, disse ele, destacando que a avó é muito descontraída. “A gente se diverte muito com ela. Ela canta sempre e comenta tudo o que vê na TV”, falou.

 

       O secretário Munir Francisco destacou que o encontro serviu para trazer avanços no tratamento com pessoas com Alzheimer e familiares. “Criamos o Centro de Alzheimer há quase três anos e o projeto recebe todo o apoio do governo municipal. Hoje Volta Redonda se orgulha de ter o primeiro Centro de Alzheimer público do Brasil”, disse o secretário, que aproveitou para ressaltar que os serviços da assistência social do país foram avaliados pela revista Istoé. “Volta Redonda ficou em 6º lugar como o melhor do Brasil”, afirmou.

 

       Já o vice-prefeito Paiva destacou que projetos como o Centro Dia demonstram que o município tem o compromisso com a vida das pessoas. “É uma experiência pública inédita que deu muito certo. O governo tem prioridade com a vida, ou melhor, buscamos a qualidade de vida de todos, os usuários e os familiares”, disse. Os participantes do encontro assistiram a dois vídeos. Um deles apresentou o funcionamento do Centro Dia e, em outro, os familiares de usuários deram seus depoimentos sobre o atendimento do Centro Dia.  

 

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444