Grupo da Oficina de Teatro do Capd apresenta peça ‘Manifesto do Curupira’

        O grupo da Oficina de Teatro do Capd (Centro Dia de Atendimento à Pessoa com Deficiência) – a Companhia de Repertório Teatral do Capd Licença Poética – fez sua estréia nesta quarta-feira (dia 24) pela manhã em grande estilo: os artistas apresentaram a peça “Manifesto do Curupira” no Gabinete do prefeito Antônio Francisco Neto, durante a reunião de secretariado.

        A peça, que gira em torno de 20 minutos e tem como tema a proteção ao meio ambiente, conta com o personagem “prefeito Neto” – que foi batizado assim com a autorização do prefeito Neto “real” – tendo sido montada em cerca de 20 dias, segundo explicou a coordenadora do Capd, Beth Melo.

        “A Smac (Secretaria Municipal de Ação Comunitária, a qual o Capd é ligado) e a SMC (Secretaria Municipal de Cultura) estão montando a IV Expoculfo (Exposição Cultural do Folclore) para marcar a passagem da Semana Nacional do Folclore, e convidaram o grupo da oficina de teatro do Capd para participar das apresentações. Então o coordenador do grupo, o ator e diretor Fábio Máximo, montou essa peça com eles, em cerca de 20 dias”, disse Beth, que também explicou o motivo da estreia ser no Gabinete: “A peça tem também um prefeito, que acabou ficando parecido com o nosso. Nós ligamos para o prefeito Neto, que imediatamente autorizou o uso do nome dele e também nos convidou para estrear a peça aqui no Gabinete, para os secretários”.

        O diretor Fábio Máximo disse que o trabalho desenvolvido na oficina de teatro do Capd é baseado em mais improvisações, por causa das diferenças de memorização e cognitivas dos participantes, e que o resultado tem sido muito positivo. No “Manifesto do Curupira” ele participa em cena como o personagem “Pitágoras”, o filósofo e matemático grego, que depois de uma viagem entre o passado e o futuro, acaba se encontrando com o Curupira – personagem do folclore brasileiro, considerado protetor das matas, que tem cabelos de fogo e os pés virados para trás – nas matas de Volta Redonda, cidade do “prefeito Neto”.

        “Estamos há seis meses fazendo este trabalho no Capd e já tínhamos uma peça montada, que estamos trabalhando há cerca de três meses. Depois do convite para participar do Expoculfo, tivemos 20 dias para montar essa peça, e dadas as diferenças, nesta eu estou em cena, como um condutor de algumas cenas”, explicou Máximo, que completou: “O trabalho no Capd é desenvolvido baseado em improvisações, memorização de marcações de cena, exercícios de voz – que tem sido ótimos para eles. E ninguém faz teatro como eles, eles são mais que especiais”.

        O diretor ressaltou que com a oficina de teatro é capaz de apresentar aos alunos diversos conteúdos culturais e científicos. “Falamos sobre camada de ozônio, efeito estufa, combustíveis fósseis, e ainda sobre os filósofos gregos, sobre a cidade, diversos assuntos. A arte é realmente transformadora”, disse Máximo.

        PREFEITO – A peça foi aplaudida por todos os secretários, que se divertiram com o “prefeito Neto”. O próprio Neto, ao final da apresentação, parabenizou os participantes e tirou fotos abraçado ao personagem que leva seu nome, fazendo uma avaliação positiva da sua “atuação política”.

        “Todos vocês estão de parabéns, o trabalho está ótimo. E nós, prefeito, somos muito bons!”, disse Neto, que também ressaltou o trabalho feito pela equipa do Capd.

        EXPOCULFO - A Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac) e a Secretaria de Cultura (SMC) promovem de 25 a 27 de agosto, na Praça Sávio Gama (em frente à Prefeitura), a IV Expoculfo – Exposição Cultural do Folclore, com exposições, apresentações musicais e de danças, peças teatrais, brincadeiras de roda, poesias, histórias, capoeira, e pratos típicos. Na quinta e sexta-feira (dias 25 e 26), as apresentações serão de 14 às 18h, e no sábado (dia 27), de 9h às 12h. A peça “O Manifesto do Curupira” deve ser apresentada na quinta, às 15h.

 

 

 

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444