Mostra de Artes do Capd está aberta para visitação no Espaço Zélia Arbex

        Pais, amigos e usuários do Centro Dia de Atendimento à Pessoa com Deficiência (Capd) lotaram o Espaço das Artes Zélia Arbex na noite desta quinta-feira (dia 18), para acompanhar a cerimônia de abertura da XI Mostra de Artes da unidade pertencente à Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac).  A exposição, que conta com 110 peças de trabalhos em mosaicos, pinturas, bordados, quadros de revistas e jornais e cerâmicas, poderá ser visitada, com entrada franca, até 18 de setembro. As artes foram produzidas pelos 140 usuários do Capd durante as oficinas que começaram em janeiro deste ano, segundo explicou a instrutora de mosaico, Ila Carneiro.

 

       “A produção das peças da exposição é um trabalho de equipe onde todos participam, seja no início da produção ou nos acabamentos”, disse a instrutora, acrescentando que os trabalhos foram inspirados nas obras de Christian Schloe, artista austríaco que magistralmente combina pintura, ilustração, fotografia e arte digital, e nas obras do artista brasileiro Romero Britto. “Também são apresentadas peças com canudo de revista e quadros com bordados”, afirmou, dizendo que estava feliz com o resultado da exposição. “Todos os trabalhos foram preparados com muito cuidado e carinho”, destacou.   

 

       A diretora do Capd, Beth Melo, disse que a intenção da produção das peças nas oficinas é aumentar a autoestima dos usuários no dia a dia deles.  “As obras de arte são o fruto do trabalho com o usuário para desenvolver a autonomia e independência. Eles ficam motivados e orgulhosos do trabalho ser concluído e apresentado para a população nesta mostra, que simboliza uma vitória para todos nós”, disse Beth, frisando que os visitantes poderão comprar as peças da exposição que devem ser reservadas e retiradas no Capd após o término da mostra. “O dinheiro arrecadado com as vendas das obras será revertido aos usuários, através de atividades festivas e passeios no encerramento do ano”, explicou.

 

       O comerciário Ismael Machado, pai do usuário Igor, lembrou que seu filho, que tem Síndrome de Down, frequenta o Capd há seis anos e que ele se adapta bem à unidade. “A convivência com os outros usuários é importante para ele. Ele vai para o Capd às terças e quintas-feiras e diz que vai “trabalhar” e volta de lá muito feliz e conta para nós tudo que acontece. Sei que ali ele está bem resguardado”, disse o pai, encantado com a exposição e fotografando todo o evento. Já a aposentada Maria das Mercês Pereira Silva, cujo filho Alexsandro frequenta a unidade há três anos, disse que ele faz questão de não faltar ao Capd. “Ele fez amizades e isso ajuda muito no desenvolvimento dele”, disse, frisando que ficou encantada com a mostra. “Fico orgulhosa em saber que aqui tem a participação do meu filho”, afirmou.

 

       Ao discursar na cerimônia, o secretário de Ação Comunitária, Munir Francisco, ressaltou que o trabalho do Capd é “incomparável” e todos os funcionários da unidade são dedicados ao projeto. “O Capd é um grande orgulho para a cidade e este projeto soma as inúmeras ações que fizemos na cidade para que Volta Redonda fosse reconhecida como o sexto município do País, como referência em trabalhos sociais”, disse o secretário, que aproveitou para agradecer aos pais por acreditarem no trabalho do Capd.

      

       Para o prefeito Antônio Francisco Neto, que estava acompanhado de sua mãe, Dona Munira, o trabalho do Capd merece o reconhecimento da população. “Este Centro Dia é um exemplo para a cidade, pois aqui, além das atividades que proporcionamos aos usuários, nós garantimos a cidadania de todos eles”, disse o prefeito, frisando que o apoio ao órgão é uma das prioridades de seu governo. “Parabéns a todos os funcionários pela dedicação e aos pais que nos dão a oportunidade de melhorar o dia a dia de seus filhos”, completou Neto.

      

       Também estiveram na cerimônia o deputado federal Deley de Oliveira, a diretora do Departamento de Proteção Especial da Smac, Denise Alves, o chefe de gabinete da Smac, Israel Carlos da Silva, o diretor do Hospital São João Batista, Sebastião Faria e funcionários do Capd, que foram citados pelo cerimonial.  A visita à exposição pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h e aos sábados e domingos, das 10h às 17h, no Espaço das Artes Zélia Arbex, localizado no térreo do Memorial Getúlio Vargas, na Vila Santa Cecília.

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444