Saúde de Volta Redonda ganha tratamento para dor realizado pelo SUS

        Volta Redonda, mais uma vez, sai na frente na questão da saúde da população. O município ganhou, nessa segunda-feira (dia 15), o primeiro tratamento público para dor. O novo serviço, que funcionará no Centro de Reabilitação em Pós-operatório de Cirurgia Ortopédica e Saúde do Trabalhador Otacílio José da Costa, no Estádio da Cidadania (Acesso Azul), é o primeiro do país a ser realizado através da osteopatia pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

        O Consultório da Dor, que terá capacidade para atender cerca de 135 pacientes por mês, será destinado ao atendimento dos pacientes que tem indicação para fisioterapia e que tem uma lesão crônica que vem se arrastando, os impedindo de ter uma vida saudável. De acordo com o coordenador municipal de Fisioterapia, Glauco Oliveira, o novo serviço funcionará num terceiro turno do Centro de Reabilitação em Pós-operatório de Cirurgia Ortopédica e Saúde do Trabalhador, das 17h às 20h, e contará com dois osteopatas.

        “O tratamento através da osteopatia pode ser curativo e com isso o paciente não precisará fazer dez ou mais sessões de fisioterapia. Isso, além de beneficiar esses pacientes imediatamente abrirá mais vagas na fisioterapia para tratamento de outros pacientes. Seremos o primeiro do país a oferecer esse tratamento através do SUS”, disse o coordenador, enfatizando que “a fisioterapia em Volta Redonda chegou próximo a excelência e agora estamos buscando as mínimas especialidades para oferecer aos nossos pacientes”.

        Osteopatia - A osteopatia é uma ciência e filosofia, onde o terapeuta busca devolver ao corpo a funcionalidade e o equilíbrio, permitindo ao paciente melhorar sua qualidade de vida. Acredita-se que por meio de um sistema de tratamento que utiliza as mãos e uma abordagem de forma global, o corpo é capaz de criar seus próprios instrumentos de restauração para defender-se de diversas patologias.

        Com bons resultados em problemas na coluna, a osteolpatia trata principalmente das doenças do sistema músculo-esquelético (torcicolo, hérnia de disco, lombalgias). Além dessas patologias tem propostas para tratar também de dores de cabeça de origem miotensiva, tendinites e doenças ocupacionais relacionadas ao trabalho como, por exemplo, Lesão por Esforço Repetitivo (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT).

        A osteopatia não costuma usar muitos medicamento, o que evita efeitos colaterais conhecidos como dor de estômago no caso de tomar anti-inflamatórios por muito tempo, por exemplo. O tratamento também apresenta benefícios em relação ao tempo, pois costuma ter resultados bons em um curto período de tempo.

        As sessões são realizadas em ambiente clínico, com intervalos de 1 semana entre elas. A primeira sessão demora mais, porque é preciso fazer toda a avaliação do paciente. As sessões seguintes duram em média 40 minutos. O tempo de duração do tratamento depende de cada caso, mas em média leva de 5 a 8 sessões.

        De acordo com o Fisioterapeuta Osteopata, João Paulo Gioseffi Vassallo Filho, este novo tratamento implantado pela administração municipal, trará aos pacientes que são assistidos pela Rede Publica de Saúde, o que há de melhor em reabilitação como suporte ao tratamento de fisioterapia, acelerando o processo de recuperação das lesões musculoesqueléticas com um tratamento individualizado e totalmente manual, visando a recuperação em muito curto espaço de tempo deste paciente e minimizando o sofrimento do mesmo.

        “A Osteopatia, a partir de suas técnicas, pode ajudar a curar e a prevenir diversas patologias, trazendo novamente o equilíbrio de que o corpo necessita para proporcionar uma vida saudável e sem dores e incômodos ao paciente”, disse o fisioterapeuta Osteopata, ressaltando que a implantação deste novo tratamento, é algo inovador que não existe atualmente na rede pública do país.

 

 

 

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444