Espaço das Artes Zélia Arbex recebe a XI Mostra de Arte

 

        A Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac), através do Departamento de Proteção Especial Social, realizará, no dia 18 de agosto (quinta-feira), a abertura da XI Mostra de Arte no Espaço das Artes Zélia Arbex (Vila Santa Cecília. Serão 110 peças apresentadas pelo Centro-dia de Atendimento à Pessoa com Deficiência (CAPD), entre trabalhos de mosaicos, pinturas, bordados, quadros de revistas e jornais, cerâmicas, entre outros. As peças foram confeccionadas por cerca de 110 usuários atendidos pela unidade, mantido pela SMAC.

        “As obras deste ano são trabalhos inspirados nas obras de Christian Schloe, magnífico artista austríaco que magistralmente combina pintura, ilustração, fotografia e arte digital, e Romero Brito. Também serão apresentadas peças com canudo de revista e quadros com bordados”, explica a gerente do CAPD, Beth Melo.

        As peças da exposição poderão ser reservadas pela população a partir da sexta-feira (dia 19), até o dia 18 de setembro, e retiradas no CAPD após o término do evento. A renda arrecadada será revertida aos usuários, através de atividades festivas realizadas pela SMAC no encerramento do ano.

        “É um passeio ou um dia de confraternização para eles, até mesmo um churrasco. Todo dinheiro que é produzido é em prol deles. Um passeio, o dia inteiro, em algum lugar que ainda não escolhemos. Eles que optam. Nós damos três opções e eles escolhem qual lugar eles querem”, conta Denise Alves, diretora do Departamento de Proteção Básica da Smac.

        CAPD – O Centro-dia de Atendimento à Pessoa com Deficiência disponibiliza três projetos que atendem atualmente cerca de 160 usuários/mês. O Espaço de Convivência desenvolve atividades lúdico-recreativas, possibilitando a construção da autonomia e a melhora da qualidade de vida dos usuários; as Oficinas Abrigadas de Trabalho permitem o exercício da socialização e o resgate da capacidade produtiva dos atendidos, bem como sua possível inserção no mercado de trabalho; e a Audioteca faz o empréstimo de áudio-livros às pessoas com deficiência visual, previamente cadastradas.

        Nos projetos, os usuários participam de algumas atividades específicas como: psicomotricidade, com o objetivo de desenvolver as relações pessoais e sociais; grupos operativos, que permitem a prática de ações cooperativas, reflexões sobre o cotidiano e sobre sua própria conduta diante das diversas situações; atividades de mobilidade reduzida, que possibilitam o deambular dos usuários que utilizam cadeiras de rodas e/ou outros tipos de apoiadores; atividades específicas de sensibilização e práticas esportivas para aqueles que estão acima do peso; e as atividades de teatro, que tem o objetivo de desenvolver a atenção e a concentração.

        A unidade trabalha de acordo com Política Nacional para a Integração da Pessoa com Deficiência e a Lei Orgânica da Assistência Social. Oferece serviço de referência para pessoa com deficiência em situação de dependência, no âmbito da Proteção Social Especial de Média Complexidade.

 

 

 

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444