Feira de Educação e Carreira deve reunir 30 mil estudantes e profissionais

Feira de Educação e Carreira deve reunir 30 mil estudantes e profissionais

A proposta é estimular a empregabilidade, desenvolvimento de carreira, o pensamento crítico e criativo

 

Os números da 1ª Feira de Educação e Carreira de Volta Redonda surpreendem: estão programadas, segundo os organizadores, 100 palestras, 20 oficinas e oito workshops em quatro dias de evento. Tudo voltado para estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ate universitários, além de profissionais que queiram buscar um aperfeiçoamento na carreira. A feira, que acontece entre os dias 19 e 22, de quinta-feira a domingo, na Ilha São João, já é considerada a maior do ramo em todo interior do Estado do Rio de Janeiro, reunindo mais de 50 expositores e com estimativa de um público de 30 mil pessoas. A entrada é gratuita, mas os interessados precisam realizar a inscrição pelo site (www.feiraeducacaoecarreira.com.br).

 

As informações foram passadas pelo prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, que garantiu que a feira fará parte do calendário oficial do Governo Municipal em 2018: “A ideia do evento é estimular a empregabilidade, desenvolvimento de carreira, a produção de conhecimento e pensamento crítico, criativo, inovador e espírito do empreendedorismo. A partir deste ano a feira vai compor o calendário de eventos oficiais da prefeitura para o ano de 2018. Num momento de crise, incentivar os jovens a se capacitarem para o futuro é um compromisso da gestão de Volta Redonda”, destacou.

 

A feira quer mostrar também aos estudantes quais são as oportunidades do mercado de trabalho e a vocação dos jovens, aliando as tendências das profissões do futuro. Atualmente, ainda há uma cultura dos estudantes de seguirem a mesma profissão dos pais, conforme destacou a secretária municipal de Educação, Rita de Cássia Andrade.

 

“Aos nossos jovens, a feira terá o objetivo de mostrar que existe uma gama de profissão a ser seguida e cessar a cultura de apenas continuar com a profissão dos pais. Além disso, queremos mostrar aos estudantes a importância da continuidade do estudo, com o Ensino Médio, Profissionalizante e Superior”, endossou a secretária municipal de Educação.

 

A Secretaria de Educação, que estará com stand na feira mostrando os trabalhos realizados, incentivará os alunos a participarem das palestras e oficinas. Do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio Volta Redonda tem mais de 10,5 mil estudantes matriculados, divididos em 18 unidades escolares municipais.

 

A Feira de Educação e Carreira de Volta Redonda deve atrair pessoas de toda a região. “A feira foi pensada para Volta Redonda, mas ela é regional. Só vimos feiras como essa em capitais, como Rio de Janeiro e São Paulo, e resolvemos trazer para o maior município da região. Além dos estudantes, a feira também está aberta aos profissionais que queiram se destacar no mercado de trabalho”, frisou o Secretário de Desenvolvimento  Econômico e Turismo, Joselito Magalhães.

 

A Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac) também estará na feira, com um stand voltado para o cadastramento de currículos.  

 

Fórum das Universidades

 

Criado pelo prefeito Samuca Silva, a feira também é um resultado das reuniões do Fórum das Universidades, que reúne seis instituições de Volta Redonda: UFF, Unifoa, UBM, FASF, UGB e IFRJ, além do poder público municipal.

 

“Já é uma realidade que Volta Redonda é uma cidade universitária, com mais de 20 mil acadêmicos. Temos um excelente capital intelectual. Não vejo como, por exemplo, o município contratar uma empresa de fora para elaborar projetos que podem ser realizados pelos nossos acadêmicos”, comentou Samuca Silva. 

 

Museu da Tecnologia

 

A primeira amostra do primeiro Museu de Inovação e Tecnologia será realizada durante a feira. Esse museu também é uma ideia do prefeito Samuca Silva e está na fase de capitação de recursos com a iniciativa privada. Quando sair do papel, o museu será a primeira da América Latina e, atualmente, existem apenas dois no mundo: um nos Estados Unidos e outro no Reino Unido.

 

“É uma história da computação. São as primeiras máquinas de informáticas e tudo funcionando perfeitamente. Um colecionador ofereceu 300 unidades para criar o museu em Volta Redonda. Estamos buscando recursos com a iniciativa privada”, contou Samuca Silva. 

 

Primeira Feira de Educação e Carreira de Volta Redonda

 

Data: De quinta-feira a sábado (dias 19 a 21): das 10 às 20 horas

Domingo (dia 22): das 10 às 18 horas

Local: Pavilhão da Ilha São João

Entrada: Gratuita

Inscrições: pelo site www.feiraeducacaoecarreira.com.br ou no dia do evento

 

Por André Aquino - SecomVR

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444