Volta Redonda inicia Revisão do Plano Diretor

Volta Redonda inicia Revisão do Plano Diretor

Prefeitura convida população a participar de audiência pública e ajudar no desenvolvimento urbano da cidade

 

A Revisão do Plano Diretor Participativo de Desenvolvimento Urbano de Volta Redonda será iniciada na próxima quarta-feira, dia 11, a partir das 18h30, durante audiência pública na Câmara Municipal. O evento será realizado pela prefeitura, por meio do IPPU (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano). O objetivo é debater com a sociedade melhorias na lei que funciona como ferramenta que fornece as diretrizes para o desenvolvimento urbano do município.

 

“Nessa audiência, vamos apresentar a revisão à população, explicar a metodologia do processo, como a própria população vai participar”, explicou a diretora-presidente do IPPU, Maria Ilma de Andrade.

 

A audiência de lançamento faz parte da primeira etapa da revisão e discutirá a legislação urbana de Volta Redonda, que tem o Plano Diretor criado em 2008 e, de acordo com o Estatuto da Cidade, deve ser revisto a cada 10 anos. As leis que serão debatidas na primeira etapa são: Uso do Solo; Macrozoneamento; Edificações; e Parcelamento do Solo.

 

Segundo Maria Ilma, serão discutidas nessa fase questões mais técnicas, envolvendo o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (CMDU) – formado por 33 pessoas de diversos segmentos, como algumas secretarias municipais, representantes de associações de moradores, de movimentos e organizações sociais, de empresas, sindicatos, entre outros. “Tudo que fizermos tem que ter o aval desse conselho”, reforçou.

 

“Queremos a participação em massa da população para, através do diálogo, revisarmos as diretrizes para o futuro de nossa cidade”, enfatizou o prefeito Samuca Silva, convidando a população a participar da Audiência Pública.

 

A Etapa 1 terá reuniões quinzenais com o CMDU até dezembro deste ano e está prevista para ser concluída em julho de 2018. A segunda etapa vai tratar da revisão do plano, envolvendo encontros com a população nos bairros, e deve começar em março de 2018, com término previsto para novembro do mesmo ano. “Durante todo o processo de revisão, estão previstas seis audiências públicas, e o número de reuniões com a população será analisado conforme a necessidade e a evolução do processo”, acrescentou a diretora-presidente do IPPU.

 

Por Raphael Martiniano / Secom VR

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444