Unidades de Saúde de Volta Redonda abrem neste sábado para o Outubro Rosa

Unidades de Saúde de Volta Redonda abrem neste sábado

 para o Outubro Rosa

Campanha de prevenção ao câncer ginecológico vai até o próximo dia 31

 

Sábado é Dia D de Prevenção à Saúde da Mulher em todo o país e todas as Unidades Básicas de Saúde e de Saúde da Família de Volta Redonda, além da Policlínica da Mulher, estarão abertas para disponibilizar o exame preventivo (papanicolau), das 7h às 17h. A ação faz parte da campanha Outubro Rosa, que tem como público-alvo as mulheres entre 25 e 64 anos para o exame preventivo (papanicolau) e de 50 a 69 anos para mamografia.

 

“Convencer as mulheres da importância da prevenção com o diagnóstico precoce do câncer ginecológico e de mama é o principal objetivo do Outubro Rosa. Vamos promover ações de divulgação e intensificar a oferta de exames no mês de outubro para o público alvo da campanha”, afirmou o secretário de Saúde de Volta Redonda, Alfredo Peixoto.

 

Para divulgar a importância dos exames periódicos para diagnóstico precoce nos casos de câncer ginecológico – do colo do útero e de mama, a equipe da Secretaria de Saúde de Volta Redonda programou palestras e rodas de conversa em diferentes locais do município. “A melhor maneira de captar essas mulheres é buscar onde elas estão no dia a dia”, acredita Alfredo.

 

No sábado, por exemplo, no Dia D da campanha, uma equipe da secretaria estará, às 9h, em um supermercado do Aterrado, que estará decorado com o tema e a cor do Outubro Rosa. A ideia é conversar com as mulheres enquanto fazem as compras e incentivar a procurar, no mesmo dia uma unidade de saúde para fazer o exame.

 

Também estão programadas ações em escolas, para alcançar as mães de alunos. No Colégio Delce Horta Delgado, a visita do Outubro Rosa está marcada para os dias 9, 10 e 11, próxima segunda, terça e quarta-feira, e a Escola Técnica Pandiá Calógeras recebe a visita da secretaria na terça-feira, dia 10. A ação ainda será realizada no Sider Shopping, nos dias 11 e 17. Além desses locais, diversos setores da Prefeitura de Volta Redonda também estão na programação.

 

Para atender maior número de mulheres, todas as unidades da Atenção Básica do município vão funcionar durante o mês de outubro com horário estendido. A usuária deve procurar sua unidade de referência para saber o horário de atendimento, que será definido de acordo com a demanda de cada local.

 

Dia das Crianças – No dia 12 de outubro, próxima quinta-feira, foi preparada uma ação especial no Posto de Saúde instalado na Ilha são João. O local será decorado para chamar a atenção das mulheres que estiverem acompanhando as crianças na festa promovida pela prefeitura para elas.

 

E para o final do mês, já está programada uma caminhada pela prevenção, no sábado, dia 28 de outubro, que será realizada em parceria com a Secretaria de Política para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos de Volta Redonda e o GAPC (Grupo de Apoio a Pessoas com Câncer). A concentração está marcada para as 9h, na Praça Pandiá Calógeras (em frente à Escola Técnica), na Vila Santa Cecília, e vai até a Praça Brasil, no mesmo bairro.

 

Por Renata Borges – Secom/VR

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444