Plano de Mobilidade Urbana de Volta Redonda vai abranger todas as formas de locomoção

Plano de Mobilidade Urbana de Volta Redonda vai abranger todas as formas de locomoção

Segundo debate nos bairros para construção do PlanoMob aconteceu no Brasilândia

 

Dando continuidade aos debates para a construção do Plano de Mobilidade Urbana do município, a Prefeitura de Volta Redonda realizou na noite desta quarta-feira, dia 13, mais uma etapa do diagnóstico dos problemas de mobilidade. O evento aconteceu na Escola Municipal Prof. Luiz Cantanhede Almeida, no bairro Brasilândia, e recebeu os moradores dos bairros Caieiras, Cailândia e Dom Bosco, além do Brasilândia.

O debate está sendo organizado pelas secretarias municipais de Transporte e Mobilidade Urbana; Planejamento, Transparência e Modernização da Gestão; e pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPPU). Todos os bairros do município receberão os debates para a construção do PlanoMob.

O encontro começou com uma explicação do secretário de Planejamento, Julio Andrade, sobre a importância do Plano de Mobilidade. "É esse plano que vai dar norte às nossas políticas públicas de mobilidade urbana. Estamos fazendo esses debates nos bairros para ter um diagnóstico de cada localidade. É a partir da visão da população que vamos construir nosso plano", explicou o secretário.

Já a diretora-presidente do IPPU-VR, Maria Ilma, destacou que o PlanoMob deve prever acessibilidade, desenvolvimento sustentável, equidade no acesso ao transporte público, segurança nos deslocamentos, entre outros. "Temos que pensar nos pedestres, nas pessoas com dificuldade de locomoção e nos ciclistas. Mobilidade urbana não é apenas carro", pontuou.

Para a presidente da Associação de Moradores do Brasilândia, Maria das Graças, os debates estão sendo uma ótima oportunidade para a população expressar os problemas de mobilidade. “Temos aqui dificuldades para ter acesso ao transporte público, além de ter problemas para deixar o bairro de carro, por causa do trânsito. Então está sendo uma ótima oportunidade para a gente poder falar sobre nossos problemas para a prefeitura”, disse.

Já Lúcia Gomes, a Lucinha, presidente da Associação de Moradores do Caieiras, disse estar satisfeita em poder mostrar os problemas de mobilidade do bairro para os órgãos da prefeitura. “Essa é a primeira vez que a prefeitura está vindo até a gente para ouvir nossas demandas. Temos esperança de que nossas demandas serão atendidas”, concluiu Lucinha.

Segundo o prefeito Samuca Silva, escutar a população para construir o Plano de Mobilidade é fundamental para o poder público ter um diagnóstico fiel dos problemas de locomoção dos moradores. “Estamos muito dedicados em solucionar os problemas de mobilidade. Ainda esse mês, daremos início ao teste do Tarifa Comercial Zero, que será um ônibus elétrico que vai circular pelos principais centros comerciais da cidade sem cobrar tarifa do passageiro”, comentou o prefeito.

Nesta sexta-feira, dia 15, será a vez dos moradores do Candelária, São Luiz, Nova São Luiz, Pinto da Serra e São Sebastião debateram o Plano de Mobilidade de Volta Redonda. O encontro será na Escola Municipal José Fontes Torres, na Rua Edgar Nogueira, Nº 440, no São Luiz.

 

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444