Prefeitura de Volta Redonda reestrutura VR Previdência

Prefeitura de Volta Redonda reestrutura VR Previdência

Pelo fundo de assistência, servidores conseguem manter o mesmo salário da ativa

 

Cerca de 140 aposentadorias e 29 pensões foram concedidas pelo Fundo de Assistência e Previdência Social dos Funcionários Públicos Municipais de Volta Redonda (VR Previdência), só este ano. Isso, graças à reestruturação que está sendo feita pela prefeitura. Ao todo, estão aposentadas pelo VR Previdência, 2. 611 pessoas, além de 561 pensionistas.

 

O VR Previdência é o órgão responsável pela concessão de benefícios previdenciários aos servidores municipais, efetivos e estatutários. Criado através da lei 4963/13, o fundo tem por objetivo garantir o pagamento dos benefícios aos seus segurados e dependentes. “A principal vantagem do VR Previdência para o servidor é que ele consegue manter o mesmo salário da ativa quando se aposenta. Já as pessoas que se aposentam pelo INSS, recebem um piso ou um teto salarial, dependendo do valor da sua contribuição”, exemplificou o secretário de Administração de Volta Redonda, Carlos Roberto Baia.

 

A coordenadora do VR Previdência, Adriana Faria Martins Beraldo, explicou que todos os funcionários estatutários têm direito a se aposentar pelo Fundo. “Quando os funcionários entram para o quadro de estatutários da prefeitura, eles automaticamente começam a contribuir com o Fundo”, contou a coordenadora. Atualmente, o Fundo de Assistência e Previdência Social dos Funcionários Públicos Municipais de Volta Redonda é ligado à secretaria municipal de Administração, mas a partir de setembro de 2018 o VR Previdência vai ser transformado em Autarquia. Isso vai garantir mais autonomia ao fundo.

 

Além do pagamento dos aposentados e pensionistas, o VR Previdência também é responsável pelo Comprev (Compensação Previdenciária). Em 2017 o VR Previdência já resgatou do INSS, R$12,7 milhões. “Todo servidor que trabalhou no regime geral, depois foi servidor municipal e se aposentou pelo regime próprio, o Fundo resgata o valor que ele contribuiu para o INSS para efetuar a aposentadoria pelo VR Previdência”, explicou o secretário, Carlos Roberto Baia.

 

Um dos pontos altos da reestruturação do VR Previdência é a criação dos conselhos Fiscal e Administrativo, que será presidido pelo secretário de Administração do município e o Comitê de Investimento. Desde 2015, o Fundo está sem esses conselhos. “A criação desses conselhos é uma parte fundamental dessa nova fase do VR Previdência. Eles estão previstos em Lei e são essenciais para fiscalizar as ações do Fundo”, disse o prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva.

 

Por Ana Maria Mansur / Secom VR

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444