Telecentros dos CRAS já estão sendo equipados com internet

Telecentro dos CRAS já estão sendo equipados com internet

Intenção da SMAC é promover a inclusão digital da população do município

 

 

Em seis meses de governo, a Secretaria Municipal de Ação Social (SMAC) conseguiu recuperar máquinas e colocar sinal de internet nos 22 dos 26 CRAS equipados com um telecentro. Estas unidades servem para oferecer cursos de informática para todas as idades, com aulas direcionadas para cada faixa etárias.

 

No início do ano somente cinco Telecentros funcionavam com internet. Após um levantamento detalhado e um cadastramento de todos os equipamentos existentes nessas unidades que contam com no programa federal Telecentros.BR, a gestão dos telecentros conseguiu que 17 fossem contemplados com internet do GESAC, do Governo Federal.

 

Apenas quatro unidades ainda não receberam a internet: Voldac, Verde Vale, São Sebastião e São Cristóvão. Mas como estas unidades já foram cadastradas no Governo Federal, também receberão o sinal em breve.  A conquista é fruto da articulação entre os dois governos – municipal e federal.

 

“O objetivo é que todos os CRAS tenham internet para melhor atender a população. Os que não têm TELECENTRO contarão com internet da EPD, Aldeia Digital ou uma empresa terceirizada”, afirmou Marlos Guerra, gestor dos telecentros.

 

Segundo Thaís Alexandre, diretora do departamento de Proteção Social Básica da SMAC, o acesso a internet para a população que vive onde estão inseridos os CRAS equipados com telecentros é essencial.  “A falta da internet muitas vezes causa o analfabetismo digital para a população que não tem acesso a este recuso, estamos realizando assim, a inclusão social e digital” .

 Maycon Abrantes, Vice-prefeito e secretário de Ação Comunitária afirmou que "esta é uma grande conquista do departamento nestes primeiros seis meses. O progresso é gradativo e quem sai ganhando é a população que utiliza nossos serviços".

Texto Adriana Marins / Foto: divulgação  

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444