Volta Redonda imuniza 8 mil pessoas contra Influenza na primeira semana de campanha

Volta Redonda imuniza 8 mil pessoas contra Influenza na primeira semana de campanha

 

Meta é vacinar 65 mil até 26 de maio; doses são aplicadas em todas as unidades da atenção básica e na Policlínica do Idoso

 

A secretaria de Saúde de Volta Redonda contabilizou oito mil pessoas imunizadas na primeira semana da 19ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza. O objetivo é vacinar 65 mil pessoas até o dia 26 de maio. De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica da secretaria municipal de Saúde, Cinara Cunha, o número registrado nos primeiros dias de vacinação mostra que o município deve alcançar a meta. “A procura nas unidades de saúde tem sido tranquila, mas contínua. Tem muita gente também que deixa para vacinar no final da campanha”, afirmou Cinara, registrando que, destes oito mil vacinados, 80% eram do grupo de idosos.   

 

É o caso da dona Iraci Pimentel Rodrigues de Souza, de 71 anos, que não perdeu tempo e já foi imunizada. “Esperar o fim da campanha não é bom, porque não gosto de fila. Vim rapidinho ao posto e tomei minha vacina. Sempre sou uma das primeiras a vacinar e, exatamente por isso, tem uns cinco anos que não pego nem resfriado”, vangloriou-se.

 

Todas as Unidades Básicas de Saúde e de Saúde da Família disponibilizam a vacina contra gripe, de segunda à sexta-feira, das 8 às 17h, até o dia 26 de maio. O Dia D da campanha em 2017 está marcado para sábado, dia 13 maio, quando as unidades também estarão abertas. A Policlínica do Idoso também tem a vacina, mas apenas para este público específico.

 

O público alvo é formado por idosos, maiores de 60 anos; crianças com mais de seis meses e menores de cinco anos; gestantes; puérperas, até 45 dias após o parto; profissionais da área de saúde; e portadores de doenças crônicas não transmissíveis, a listagem completa está no site do Ministério da Saúde. Neste ano, também foram incluídos no grupo, professores das redes Pública e Particular de ensino.

 

“A vacinação em Volta Redonda está disponibilizada para todo público alvo desde o último dia 17 até o dia 26 de maio, apesar de alguns municípios terem optado em dividir por datas diferentes o início da vacinação para cada grupo”, esclareceu Cinara.    

 

Ainda de acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, todos devem apresentar o cartão de vacina. “Porém, os profissionais de saúde e professores devem apresentar declaração da instituição onde atuam, contracheque ou crachá. Já os portadores de doenças crônicas devem ter uma indicação médica ou possuir registro da doença na unidade”, afirma.    

 

A vacina, que é contra indicada para pessoas com reação alérgica grave às proteínas do ovo, imuniza contra os vírus Influenza A(H1N1), H3N2 e Influenza B. “O objetivo é evitar síndromes respiratórias agudas graves e internações”, disse Cinara, completando que “podem ocorrer reações como dor e vermelhidão no local da aplicação da vacina, febre, mal estar e dor no corpo”. Nesta caso, o paciente deve procurar a unidade de saúde para orientação e para que seja notificada a reação.

 

CUIDADOS NO DIA A DIA – Além da vacina, existem alguns cuidados que podem evitar a transmissão do vírus da gripe. Como é uma doença respiratória, passa de pessoa para pessoa, principalmente por meio de tosse, espirro ou secreções respiratórias de pessoas infectadas.

 

Para se prevenir é preciso lavar as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar; ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com um lenço, de preferência descartável; não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal; e não usar medicamentos sem orientação médica.    

 

Por Renata Borges – Ascom/VR

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444